fbpx

Vinho Verde

Vinho Verde

Vinho Verde – Região do Minho – Portugal

As pessoas perguntam se o vinho verde é verde… A resposta é NÃO! Sempre será branco, rosado ou tinto, sendo os brancos os mais famosos!!! As uvas são colhidas jovens, mas não verde… A região é DOC desde 1984, controlada pela Comissão de Viticultura dos Vinhos Verdes. Diz a história que o nome verde da sub-região do Minho surgiu porque na região existem vastos gramados  Infelizmente, a história que o vinho é realmente verde vem da falta de informação de muitos. Já escutei isso de um palestrante, acreditam? Outra grande mentira é que vinho verde não tem qualidade. No Brasil a fama pegou pelos vinhos verdes de baixa qualidade importados, depois de fazer tanto sucesso. Mas o bom é que nos últimos anos tem ressurgido com muita elegância, qualidade e premiações!

São vinhos mais leves, com teor alcoólico não muito alto e acidez marcante. A sensação de frizante que surge ao degustar é outra característica desse vinho.

Por ser um vinho leve e fresco na cozinha pede uma harmonização ao mesmo estilo, peixes, mariscos e sushi são excelentes pedidas.  E fica a dica que para um Happy Hour é a pedida certa se servido com tapas e petiscos variados…

Escolhi alguns vinhos verdes do poderoso Anselmo Mendes – importados pela Decanter. Eu tive a honra de participar na banca de uma degustação de seus vinhos anos atrás, o que me fez aprender a apreciar um bom vinho verde. Como não tenho minhas anotações, fazem anos isso, peguei detalhes das fichas técnicas para passar um pouco mais de informação desses vinhos.

1. Anselmo Mendes Muros de Melgaço Alvarinho Vinho Verde

DIRETRIZES ENOGASTRONÔMICAS: Bacalhau com natas; Bacalhau à Gomes de Sá; Tamboril assado com natas e amêndoas; Mariscos na casca defumados.

2.  Anselmo Mendes Muros Antigos Escolha Vinho Verde

DIRETRIZES ENOGASTRONÔMICAS: Sardinhas na brasa; Vieiras grelhadas ao perfume de curry; Vôngoles abertos no azeite e alho, finalizados com salsinha picada; Perfeito com queijo Saint-maure ou Chabichou.

3. Alvarinho Curtimenta 2009

Diretrizes EnogastronômicasAlta gastronomia de crustáceos; Fettuccine ao ragu de lagosta e trufas; Bacalhau confitado no azeite, servido com batatas torneadas e tapenade de azeitonas pretas; Vinho de comtemplação.

4.  Anselmo Mendes Parcela Unica Vinho Verde 2009

DIRETRIZES ENOGASTRONÔMICAS: Alta gastronomia de crustáceos; Fettuccine ao ragu de lagosta e trufas; Bacalhau confitado no azeite, servido com batatas torneadas e tapenade de azeitonas pretas; Vinho de comtemplação.

 

Você enconta na Emporio Portofino.

Um comentário em “Vinho Verde

Comentários estão encerrado.