fbpx

Degustação de Prosecco legítimo!

Para quem está de viagem marcada para a Itália essa é uma excelente pedida!

  •  Degustação de mais de 100 rótulos
  •  Westin Palace Hotel – Piazza della Repubblica – Milão
  •  De 15 a 17, entrada reservada para a imprensa, profissionais e profissionais
  •  De 17 a 21, entrada aberta ao público (10 €)

Um evento único! Uma degustação com mais de 100 diferentes garrafas de Prosecco Superiore DOCG , ou garrafas que vêm da área de produção histórica. Um espumante que está limitado a 15 municípios nas colinas entre as duas capitais de Conegliano e Valdobbiadene , 50 km de Veneza , um vinho apreciado em todo o mundo e construído em uma área tão fascinante e que está trabalhando agora para o reconhecimento no Património Mundial da Unesco.

A degustação de vinhos será acompanhada por excelente comida italiana : Prosciutto di San Daniele , oferecido pelo Consorzio del Prosciutto San Daniele , e queijo Asiago, disponibilizados pelo Consórcio de queijo Asiago .

prosecco-600_oggetto_editoriale_900x600

A degustação está aberta às 16h00 (reservado para profissionais em reserva) e 18.30 ( aberto ao público por marcação) sediará dois seminários , realizados por jornalistas Andrea Grignaffini e Pierluigi Górgonas , para descrever e explicar a história de uma pequena empresa que se tornou famoso em todo o mundo . (Dados: Luciana Bussini – Itália)

Gostou da dica? Então vamos falar um pouquinho dessa beleza de espumante que chamamos de Prosecco…

Tip do blog hoje é: O que é Prosecco?

Prosecco é o nome de um vilarejo de Trieste (região da minha família, muitos ainda por lá). E os italianos após serem proibidos de chamarem seus espumantes de Champagnes optaram por chamar o seu espumante de Prosecco, que também se tornou o nome da principal casta da produção. Mas os anos passaram, e o mundo começou a produzir qualquer espumante e chamar de Prosecco, alguns produzidos com a mesma casta, outros simplesmente porque acham o nome bonito, e muitos porque se vende o nome PROSECCO no rótulo! Mas a Itália brigou pelos seus direitos, e desde 2009, quando foi concedido o DOCG ao Prosecco di Conegliano e Valdobbiadine, o nome Prosecco ganhou legislação mais rígida, e ficou limitada a Itália. Sendo assim, a uva mudou de nome… Afinal qualquer um pode plantar a uva que quer, mas chamar de Prosecco já não mais, a casta agora a chamamos de Glera! Ou seja, o nome da Uva Prosecco acabou!

Ainda vamos ver muitos rótulos com o nome Prosecco por aí… As pessoas ainda gostam de comprar um espumante chamando de Prosecco. Mas a verdade é que nem sempre é um Prosecco de verdade! O único agora reconhecido como Prosecco é o que leva DOCG –  Denominação de Origem Controlada e Garantia. Todos obviamente italianos… E o preço também é mais alto do que se espera de um Prosecco não Prosecco, entende?!

Então beba um espumante porque gosta dele. Afinal, o melhor sempre será o que você gostar, independente do nome!