fbpx

Conde de Vimioso

Conde de Vimioso

Hora pois pois… É assim que falam os portugueses? Bem, sendo ou não, vamos falar de um vinho português!

Semana passada foi dia de gravação de culinária… Peço desculpas por não ter os vídeos, mas tentarei conseguir na emissora. E dessa vez foi o meu querido Gianni o chef! AAhhhh!!! Ele não é chef profissional, mas é italiano, criado por uma avó que até hoje ainda faz compotas de tomates para toda a família! Uma daquelas famílias que gosta de uma cozinha e um vinho… Fazem azeite, compotas, vinho… Então cozinhar bem é quase uma obrigação nas gerações seguintes! Sim, estamos falando de um italiano, mas o vinho é português! Sabe porque? Porque ele fez um ravioli de bacalhau! Delícia!!!

Antes de mais nada quero pedir desculpas por não ter imagens dos pratos, foi muito corrido e esqueci mesmo!!! O vinho eu já tirei foto no final, a garrafa vazia!

E o vinho? Bacalhau para mim pede vinho português. Gosto dessa harmonização regional. E o escolhido foi o Conde de Vimioso Colheita Selecionada Tejo.

Um vinho muito equilibrado, taninos presente, mas macio. A cor é bem escura, aromas de frutas escuras, bosque e tabaco. Impressionante esse último! O vinho é encorpado na boca, deixa completa e sem dúvida uma excelente pedida para a noita de Natal. O vinho pede pratos suculentos, como era massa recheado com bacalhau, colocamos um bom molho de tomate para finalizar. Eu adorei a harmonização e tenho certeza que quem escolher harmonizar com uma carne vermelha também ficará satisfeito!

O responsável pelo vinho é o Enólogo João Portugal Ramos – de família produtora de vinhos – nos últimos anos tem se destacado e procurado novas terras para novos vinhos. Hoje já produz no Tejo, Estremoz e Minho… O legal também é que o Grupo aposta numa estratégia de desenvolvimento sustentável, ou seja, aproveitamento de “oportunidades” da natureza e adaptação para satisfazer clientes, fornecedores, colaboradores…

VINHO: CONDE DE VIMIOSO COLHEITA / SAFRA: 2011 / CASTAS: TOURINGA NACIONAL, ARAGONÊS E CABERNET SAUVIGNON / PRODUTOR: FALUA / PAÍS: PORTUGAL / IMPORTADOR: DECANTER VINHOS