fbpx

Espumante para as Festas!

Espumante para as Festas!

O blog está bem abandonado! Mas infelizmente final de ano eu fico quase indisponível para vida social! Mas arrumei um tempinho e vim aqui falar de espumantes!!! Importantes para a virada do ano!!! E tudo a ver com o clima quente do Brasil nessa época do ano.

 Comecei escolhendo meus preferidos!!!

Para aqueles que desejam passar a virada em alto estilo, um Champagne faz toda a diferença! O escolhido foi o Barnaut, que é um Grand Cru e sem dúvida divino! Tem aromas de frutas secas e pão. Um tostado divino, além da delicadeza das perlages. A segunda escolha é o Prosecco Bedin, que é bem leve e até mesmo parace ter um toque adocicado, é a escolha certa para quem não gosta de um espumante mais fechado. E o terceiro é o Cave Geisse, brasileiro de altíssima qualidade! Também produzido como os Champagnes, esse espumante não deve nada em qualidade e potência.

Na segunda fase escolhi 3 rosés. Estão com tudo e sem dúvida é um diferencial na noite! O primeiro é o Bedin David, que é italiano. Um espumante leve e com uma coloração bem clara. Tem aromas de frutas vermelhas e passa deliciosamente delicado na degustação. O segundo é o francesinho Kriter, que não é Champagne, mas muito conhecido por lá! Mais presente e marcante. Já a terceira escolha ficou por conta do Ferrari Rosé, um espumante italiano que impressiona! Muita extrutura e cremoso ao mesmo tempo.

espumantes03

Para aqueles que não gostam de nada seco, preferem os docinhos… Fiz uma seleção legal!

O primeiro é o nosso queridinho Bossa Demi-Sec, espumante produzido exclusivamente para a importadora Decanter. É leve e fácil de apreciar. Escolhi o demi-sec porque não é doce demais e você pode seguir a noite toda tomando. A segunda escolha foi o Casa Perini Moscatel, esse sim é bem docinho! Para aqueles que gostam de bebidas mais adocicadas e não querem dispensar um espumante na noite da virada. Leve e fácil de tomar. A terceira escolha ficou com um legítimo Asti Italiano, também doce e combina com frutas e bolos… Pode acreditar, mas não é enjoativo!

espumantes02

Então essas sãos as minhas dicas para o final de ano! Já fizeram suas compras?

Sei que muitos sabem as diferenças entre os espumantes, mas outros não sabem… E por isso vou explicar de uma forma resumida a definição dos principais, ok?!

O que é espumante?

Espumante são os vinhos que têm CO2, ou seja, gás carbônico. Esse gás pode ser produzido de forma natural na garrafa, no qual chamamos de Método Tradicional ou por em grandes barricas de inox, que chamamos de Método Charmat. ok?! Fácil, né?!

E o que é Champagne?

Champagne são os espumantes produzidos na Região de Champagne na França, seguindo a legislação específica. Ou seja, não produzimos Champagnes em outros países, ok?! No Brasil dificilmente você encontrará Champagnes por menos de 180.00 reais…

Então quando queremos aquele de R$ 30,00 ou R$ 50,00 reais queremos um espumante, e não Champagne. Fica a dica quando for visitar uma loja!

E Prosecco?

Já falei deles aqui no Blog. São os espumantes italianos que seguem também uma legislação. Mas ainda encontramos muitos produtores brasileiros com o nome Prosecco no rótulo, uma vez que a uva se chamava assim até pouco tempo atrás.

Um comentário em “Espumante para as Festas!

Comentários estão encerrado.