fbpx

Brumont para o verão!

Brumont para o verão!

Como tenho apreciado vinhos brancos!!! Com esse calor eu não me atrevo escolher um tinto. Mas deixa a temperatura baixar chegar que volto a falar deles!!!

Hoje falo do querido Brumont que está no Sul da França e produz vinhos clássicos e outros bem modernos. E esse escolhido hoje é assim! Bem moderninho! O vinho é um corte de Gros Manseng – essa pouca conhecida – e Sauvignon Blanc já badalada!photo 1Um vinho com acidez marcante, já típico da casta Gros Manseng, mineralidade e frutas amarelas na boca. Surpreende! Realmente um vinho diferente e que merece ser degustado. Eu já tomei outras vezes, mas fazia um tempinho que não abria uma garrafa do Brumont e é legal quando temos a sensação de novidade na taça. 

Sabe o que me deu vontade? Harmonizar! Harmonizar bem!!! Sabe um prato típico de estudantes italianos, é a ” Pasta in burro e salvia” – massa na manteiga e sálvia. Uma delícia! A manteiga acho perfeito para o toque de mineralidade e a acidez do vinho. E essa, sem dúvida nenhuma para mim, é a harmonização perfeita!

Falando de Brumont…

O produtor é conhecido por ser o homem que conhece melhor sua região Mandiran do que produtores centenários de outras terras. Brumont é proprietário do Château Montus e Château Bouscassé, produz dos vinhos clássicos aos modernos como é esse. Um louco por suas terras e sem dúvida surpreendeu o mundo. Seu primeiro vinho Château Montus 1982 ganhou o mundo com elogios e abriu o seu espaço na forte barreira que Bordeaux e Borgonha mantinham sobre a França.

Eu tenho o prazer de dizer que conheço Brumont pessoalmente, e já realizei uma horizontal de seus vinhos. Vinhos marcantes e muito bem trabalhados e que devem constar na sua agendinha de “vinhos a tomar ao longo da vida”. rsrsrrs

Brumont ainda tem dois Domains que eu ainda não conheço os vinhos, são eles:  La Roche Brumont e Château Segondine.  Conhecem?

Abraços  e espero que tenham gostado da minha taça de hoje!