fbpx

Lacrima di Morro d’Alba na minha taça!

Lacrima di Morro d’Alba na minha taça!

Pós a alta temporada consigo novamente postar algumas taças…

Parece que o clima vai refrescar um pouco esse final de semana, né?! Então resolvi colocar uma taça de tinto!

Em uma noite de pizza em casa, uma casa quase 100% italiana, o vinho escolhido teve sua originalidade garantida! O vinho foi o Luciano Landi Lacrima di Morro d’Alba.

Um vinho de impacto na boca, mas fresco, nada de madeira, taninos baixos e muito aromático. Ou seja, perfeito para uma noite de verão. A safra com certeza ajuda esse equilibrio do tanino já tão macio. Framboesas e flores são de longe perceptíveis. Eu sempre acho uma mineralidade nesses vinhos italianos sem carvalho… Talvez seja uma percepção muito pessoal e até mesmo errada. Será? É o frescor que me remete a isso!

Entre tantos vinhos italianos com a uva Lacrima… Histórias existem! Cada uma fica com a que acha mais interessante! Alguns apontam que o nome lácrima di Morro d’Alba é originário do formato da uva que parece uma lágrima, outros por ser uma uva com castas muito delicadas e sua pele rasga deixando pequenas gotas caírem com lágrimas…

A história mais bonita é a de Lacrima di Christi, é referente a casta que cresce em volta do Vulcão de Versúvio… Mas após o vulcão soltar suas larvas nada se cultivada em essas terras, então diz à lenda que as terras foram roubadas para o mal por isso, mas as pessoas rezaram muito pedindo a Deus que trouxesse chuvas para conseguissem seguir o plantio das uvas. As chuvas chegaram e junto às videiras começam a crescer. Daí todo vinho produzido nessa área levou o nome de Lacrima di Christi.

De todas as histórias é com essa que eu fico! Escutei de um morador de lá mesmo, no pé do vulcão… E sem dúvida, só de ver toda a devastação causada pelas suas larvas, Deus seria o único a trazer vida novamente para aquele local. Eu indico que tome o vinho e junto um passeio que é conhecer Pompéia, a cidade que virou cinzas…

Faz bastante tempo que não tomo um Lácrima di Christi, mas é um vinho extremamente mineral, se sente as rochas, o frescor… Indico a todos!

2 comentários sobre “Lacrima di Morro d’Alba na minha taça!

  1. Olá! Bacana a postagem… esses dias abri esse vinho na safra 2006 e apesar da ausência de madeira ainda estava aguentando bem a passagem do tempo rsrs.
    Apenas um detalhe: na Lacryma Christi da região de Versúvio que você menciona apenas a DOC leva o nome lacryma, afinal, as uvas tintas permitidas por lá são piedirosso e aglianico, além da sciascinoso.
    Um abraço e saúde!
    http://www.consigliereduvino.blogspot.com

  2. Olá. Você tem razão quanto a DOC Lacryma. Mas existem muitos vinhos no mercado com o nome Lacrima Christi del Vesuvio também da DOC. As duas grafias são aceitas nos rótulos. E talvez realmente no texto parece q me refiro a mesma casta.. Mas na verdade quis dizer a uva que cresce em volta do vulcão. Abraços.

Comentários estão encerrado.