fbpx

Barolo Flori na minha taça!

Barolo Flori na minha taça!

 

Vamos lá! Mais uma taça!!! Esse vinho foi legal ter tomado essa semana… Estava com um cliente que me perguntou o que eu achava desse Barolo, afinal o preço dele é bem interessante perto dos outros Barolos. E eu disse que era moderno, fresco e frutas silvestres bem intensas, que eram as características que lembrava desde a ultima vez que tomei. Então apreciá-lo mais uma vez essa semana fez eu perceber que é isso mesmo! A cor era um vermelho já a caminho do granada – se percebe bem na primeira foto – , na boca tem corpo, estrutura mas ao mesmo tempo encontro mais leveza que outros Barolos.  Um vinho que pede refeição! E logo pensei em uma massa com bastante manteiga de trufas… Um delícia!

Na ficha técnica diz em média 10 anos de guarda e estamos quase lá e achei realmente que está super equilibrado e pronto para ser apreciado, e quem quiser sim pode guardar um ano mais ou dois, ainda tem taninos para isso.

barolo02Me perdoem pelo rótulo todo enrugado! hahhaa… Foi um “acidente” na adega e ficou assim… A garrafa é numerada!! Olhem só!!!

Vou fazer um desabafo… Daqueles bem grandes!!! rsrsrrs… Sou casada com italiano, e nosso destino é sempre Itália como viagem, visitar família, comer bem e beber bem! Em uma das viagens que realizei, pegamos o carro e fomos para a casa da montanha – Abruzzo – e é impressionante como as lojas de conveniência das estradas vendem vinho. Mas um alerta! Encontrar vinhos como Barolo, Brunello e Amarone por preços insignificantes é impossível! Acredite que está sendo enganado! Acredite que esteja pagando por um rótulo e um produto possivelmente adulterado. As leis italianas são rígidas, tempos de barricas, castas permitidas para produzir certo vinho e comercializá-lo no tempo certo ainda existe! E isso deixa o vinho caro ao produzí-lo! Não se iluda com preços baixos, certamente você está levando “gato por lebre”.

Tips para iniciantes: A casta Nebbiolo sempre produz vinhos com taninos elevados, é uma casta da região de Piemonte na Itália e para os iniciantes somente com essa casta se pode produzir os famosos Barolos e Barbarescos que encontramos por aí.

VINHO: BAROLO FLORI / VINICOLA: ARALDICA / SAFRA: 2005 / PAÍS: ITÁLIA / IMPORTADORA: DECANTER