fbpx

Gallo Nero nas garrafas de Chianti

Gallo Nero nas garrafas de Chianti

Você já reparou que alguns vinhos italianos “Chianti” têm um desenho de um galo preto no gargalo? Repare só!

O galo é símbolo da história do vinho de Chianti. E é um orgulho para os produtores. A região localizada na Toscana, uma das principais regiões produtoras de vinho do mundo, é subdividida sendo as mais conhecidas Chianti Rufina, Chianti Colli Senesi e o Chianti Clássico.

Diz a história que existia uma rivalidade entre as cidades de Siena e Florença, e dois cavaleiros resolveram se enfrentar pacificamente para definirem os limites das terras de cada cidade. E foi em uma “batalha” de galos que tudo começou! Cada cidade escolheria um galo, e no dia seguinte no primeiro cantar do galo o cavaleiro saíria de suas terras em direção a do oponente, e quando os dois se encontrassem sería  ali delimitado a fronteira. A cidade de Siena escolheu um galo branco e o alimentou bem para que cantasse forte no amanhecer do sol, e Florença um galo negro que deixou sem alimento por toda a noite. E foi o galo negro que despertou antes ainda do amanhacer e cantou fortemente, talvez por pedir comida?! Enquanto o galo branco seguiu dormindo e levou horas para cantar.  A verdade é que o cavaleiro de Siena somente conseguiu cavalgar 12km enquanto o cavaleiro de Florença chegou próximo a Siena e ficou com a maior parte do território.

chiantilogoOs vinhos de Chianti seguem uma legislação local, e a sangiovese é a principal casta, e  pequena porcentagem de outras castas como Colorino, Canaiolo e até mesmo castas brancas como Malvasia é permitido.  A DOCG (Denominação de Origem Controlada e Garantida) foi revisada em 1990 e ficou permitido aos produtores produzirem um Chianti 100% Sangiovese e ainda adicionar cepas inovadores como Cabernet Sauvignon e Merlot.  Acrescento ainda que 2/3 dos vinhos Chianti DOCG são produzidos fora da região do Clássico.

Chianti-Classico-May04-D005

E vamos tomar um Gallo Nero!! Mas isso é assunto para outro post!

 

 

 

Um comentário em “Gallo Nero nas garrafas de Chianti

Comentários estão encerrado.