fbpx

Madeira esquenta o vinho?

Madeira esquenta o vinho?

wine-store-header-larchmont

Vamos falar da madeira no armazenamento do vinho. Tema delicado, mas que merece destaque essa semana depois do que escutei por aí… Bem, na verdade é que no mundo do vinho se escuta de tudo um pouco, que lágrimas do vinho é gordura, que vinho verde é porque a uva é colhida verde… Vamos parar por aqui porque é infinita essa lista. Hoje vou falar da madeira para o estoque do vinho. Recebi a notícia que a madeira “esquenta” o vinho e por isso não deve ser utilizada nas lojas e estocagem dos vinhos. É isso mesmo?

Não, não é verdade! Isso é mais um papo de alguém que não entende de vinho falando por aí…  A uma mesma temperatura, materiais diferentes podem dar a sensação de mais calor ou mais frio. Tudo depende da intensidade com que transmitem o calor.sothebys_wine_store

Vamos comprarar o ferro e a madeira:

O ferro é aproximadamente trezentas vezes melhor condutor de calor que a madeira. Por isso, quando se coloca a mão em um objeto de ferro, o material como que rouba o calor da mão, esfriando rapidamente. Já um pedaço de madeira não se percebe esse esfriamento porque a madeira retira o calor da mão muito lentamente. Essa é a razão pela qual se pode segurar um pedaço de madeira em brasa, por uma extremidade fria, sem queimar a mão, o que sería uma queimadura certa com uma barra de ferro, nas mesmas condições.

A madeira tem o poder de manter a temperatura mais estável em um ambiente, sendo assim, se faz calor ou frio onde está à madeira quase não se percebe essa mudança. Quando lemos uma matéria que diz “a madeira é orgânica, termica e esquenta o ambiente”, na verdade o correto é dizer que é termica e mantem a temperatura do ambiente. A madeira não tem o poder de produzir calor.

The-Albert-Reichmuth-Wine-Store-by-OOS-03

Infelizmente em locais que possue muita humidade, a madeira pode ser prejudicial trazendo fungos e bactérias e por isso são descartadas para uso em algumas áreas. E sendo até mesma proíbida em cozinhas profissionais e ambientes de produção. Eu mesma já presenciei a perda de uma boa safra de vinhos por uma chuva inesperada que deixou toda a adega da vinícola com fungos… Uma pena.

Mesmo assim, as mais tradicionais adegas do mundo são de madeiras, muitas subterraneas, mas outras não. Lojas e mercados tradicionais mantem a madeira como a escolha certa. Certamente dão mais que um charme ao local, traz a tradição, elegância e “calor” que o vinho precisa e nenhuma outra estrutura consegue apresentar.

Portanto, concluo deixando claro que a “teoria” de que a madeira esquenta não está correta. E é apenas uma questão de estética a escolha do material para a adega, sendo ainda que muitos profissionais do mundo inteiro defendem o uso da madeira que consegue MANTER A TEMPERATURA fresca mesmo em dias de verão, que chegam a 40 graus até na Europa. E no transporte de vinhos mais caros se torna indispensável o uso de caixa de madeira, exatamente para se evitar o contato brusco com a temperatura externa que pode variar nos milhares de quilometros que as garrafas irão percorrer por esse mundo todo.

Wine_cellar

 

Finalizo colocando a matemática abaixo para os entendidos do tema… Não entendo de matemática, mas pesquisei para colocar certinho aqui!

A equação de quantidade de calor:

Q = m.c.(delta)T.

Onde:

Q = Quantidade de calor;

m = massa da substância;

c = calor específico do corpo;

(delta)T = variação da temperatura ou medida de agitação das moléculas;