fbpx

Cave Amadeu na Minha Taça!

Cave Amadeu na Minha Taça!

E o calor veio para esquentar minhas noites… Então nada melhor que escolher um espumante pós trabalho e relaxar! Essa semana o escolhido foi o Amadeu da Cave Geisse.

Um espumante que merece o seu espaço! Sem dúvida a vinícola é referência em qualidade, e seus espumantes são quase imbatíveis, não vou falar que são 100% melhores que qualquer outro porque existe uma boa concorrência aí no mercado com produtores sérios como Casa Valduga, Hermann e Adolfo Lona.  Mas vamos ser honestos, nada de comparar um espumante produzido por método tradicional com espumantes charmat. Já não aguendo mais pessoas que perguntam se é melhor que o conhecido Chandon. Respeito o produtor da Chandon e sem dúvida produzem espumantes interessantes, mas comparar não dá!!! Não podemos comparar porque os dois métodos são diferentes e produzem espumantes totalmente diferentes! Sem dúvida os charmats tem o seu dia para serem apreciados, e eu tomo muitos!!! Mas os espumantes por método tradicional mostram mais delicadeza, mais comprometimento no resultado, aromas profundos e perlages delicadas.

Voltamos ao Amadeu Brut… Um espumante preparado por método tradicional, com 80% chardonnay, o que me revelou na taça um toque mais delicado e até mesmo um espumante mais suave do que esperava. Acho que mudaram…  Lembro-me de um assemblage 60% Chardonnay e 40% Pinot Noir em outros anos, e acho que era um espumante mais intenso, mas fechado e mais encorpado.  Será que me enganei? Não posso afirmar, mas era o que eu tinha em mente da última vez que tomei o Amadeu Brut.

amadeu

Senti logo pão na hora que abri a garrafa. Depois o frutado… E o mais interessante é que a fruta foi maçã! Mas não qualquer maçã, eu achei a maçã da Branca de Neve! Rsrsrs!!! Aquela maçã carnuda, vermelha por fora, e carnuda por dentro com acidez e um toque doce ao mesmo tempo.  Na boca tem final longo e persistente, mas a sua delicadeza nas perlages agradaria até mesmo um leigo que entenderia como um espumante leve.

Fica a dica para o final de semana!

NOME: ESPUMANTE CAVE AMADEU BRUT / PRODUTOR: FAMÍLIA GEISSE / SAFRA: NÃO SAFRADO / PAÍS: BRASIL