fbpx

Na Minha Taça Gere Attila Portugieser

Na Minha Taça Gere Attila Portugieser

Essa semana voltei a experimentar o Gere! Eu provei esse vinho em agosto do ano passado, e até então não tinha colocado na minha taça novamente. Mas querendo relembrar um pouco das suas características essa semana eu coloquei na Minha Taça! E vamos lá!!!

 

O legal desse vinho é que a casta já é diferente daquilo que estamos acostumados… Chamamos de Portugieser, que é muito comum na Áustria e Alemanha. E também é conhecida como Bauer Portugieser. Uma uva tinta de fácil cultivo, acidez baixa e corpo médio.

O Gere é da Hungria, e também tem produzido bem a casta, tendo um pouco mais de corpo e possibilidade de envelhecimento. Na Hungria a casta é conhecida como Oportó ou Kékoportó, e guarde esses nomes porque você poderá ver em muitos rótulos em vez de Portugieser. A região onde cresce principalemente essa casta é a Villány, e foi de lá que escolhi o vinho. As castas crescem mais estruturadas e proporcionando vinhos mais concentrados.

gere02

O que eu achei do vinho?

Um vinho fácil de tomar, concentração mediana, taninos macios, cerejas frescas, folhas e um toque terroso, mas nada de doces ou compotas. Um vinho vivo e acidez presente. Achei um toque amargo no final, não sei se foi minha boca no dia ou se realmente apresentava essa característica, e falo isso porque não lembrava dessa característica da última vez que provei.

Um vinho legal para tomar entre amigos, sem compromisso, harmoniza com pratos como aves, mas não necessariamente é preciso ser degustado com um jantar. Facilmente um vinho para bate papo e petisco informal.

O produtor é tradicional e já está na sétima geração, e nas últimas decadas tem adaptado a modernidade com a tradição na sua propriedade. E para quem pretende visitar a região, é bom ter anotado que a família Gere possui um Hotel 4 Estrelas, além de um restaurante e um wine bar para os visitantes.

VINHO: GERE ATIILA PORTUGIESER / SAFRA: 2009 /PRODUTOR: GERE ATTILA / PAÍS: HUNGRIA / REGIÃO: VILLÁNY / IMPORTADORA: DECANTER