fbpx

A rolha  e o seu vinho ideal!

A rolha  e o seu vinho ideal!

Essa semana aconteceu um caso engraçado. A proprietária de um restaurante disse que um cliente devolveu o vinho por causa da rolha. Até aí, ok! Afinal, se a rolha estiver mofada, aparência defeituosa pode ser um problema para o vinho… Mas não era o caso! Só porque o vinho tinha atingido um pedaço da rolha, e longe, mas muito longe de chegar ao topo da rolha e vazar o vinho. Então resolvi escrever essa matéria para ajudar aos iniciantes no mundo do vinho sobre tal ocorrido…  E junto vamos falar das rolhas em geral, o que tem no mercado, tendências e curiosidades.

tipos-de-rolhas-copy-copy (1)

As rolhas originalmente são feitas de cortiça, mas devido as árvores estarem em extinção, percebemos na última década um crescente número de produtores utilizando produtos similares para substitui a tradicional rolha de cortiça.  Foram criada as rolhas de aglomerado, as sintéticas, a de rosca e por final as de silicone. E aí? Que vinho pode levar qual?

Outro motivo pelo qual as rolhas de cortiça estão sendo substitiuidas, tem sido o TCA (tricloroanisol), um defeito que ocorre na rolha dando um gosto e cheiro desagradável, causado por um fungo que atacada a cortiça. Normalmente chamamos de “bouchonné” (francês), mas você pode ouvir por aí, “corked” (inglês), “con corcho” (espanhol) e “com rolha” (em português).

A decisão de substituir as rolhas tradicionais foi muito bem pensada e aceita mundo afora. Aqui no Brasil ainda existe resistência, talvez porque somos aprendizes do vinho e falta conhecimento quanto a necessidade e a importância de conservar a rolha para vinhos certos.

As rolhas tradicionais de cortiças são fundamentais para os vinhos de guarda, vinhos que pretendemos deixar anos e anos nas garrafas. As rolhas são porosas, e deixam o vinho quase respirar. O vinho, normalmente nesse caso, deve ser guardado deitado e com o tempo a tendência é ir molhando a rolha. E conforme os anos de guarda do vinho, os produtores escolhem o comprimento da rolha para a garrafa. O que não é legal acontecer é o vinho vazar do outro lado da rolha, ou seja, abrir o lacre da garrafa e ter vinho. Sendo assim, esse vinho pode ter entrado em contato com o ar externo e ter perdido suas características. Vejam bem, pode acontecer, mas é preciso provar o vinho e realmente sentir nos aromas e na boca se existem defeitos. Mas não é defeito a rolha apresentar marca de vinho a sua volta quando tiramos. Na verdade esse é o momento que o vinho está no seu melhor ano de maturidade. Com todos os meus anos de experiência e vinhos degustados, posso afirmar isso!

Oha essa foto aí embaixo! Peguei em um site da internet. O vinho é o 1989 Lynch Bages – Gran Cru Pauillac – Medoc – Bordeaux, e foi degustado em outubro de 2013! Tenho certeza eu não decepcionou a quem provou! (leia mais AQUI)rolha chateau pauillac

Já essa rolha aqui apresenta mofo, e a possibilidade de está desagrável existe! Também é uma foto que peguei na internet.cork01

Então porque esse cliente no restaurante disse que o vinho não estava bom? Porque provavelmente ele está acostumado com a rolha sintética, que jamais deixará que isso ocorra, mas infelizmente, não é apropriada para vinhos de guarda. Sendo uma excelente escolha para vinhos jovens, frescos, brancos e roses que devem ser consumidos em pouco tempo.

As rolhas de aglomerado também servem para vinhos mais ligeiros e utilizam bastante para vinhos tintos jovens. Países do Novo Mundo como Argentina e Chile são grandes consumidores desse modelo.

As rolhas de rosca, são utilizadas em países com Austrália e Nova Zelândia, e chegam a Europa e outras terras. São as preferidas para vinhos do dia a dia, e realmente funcionam bem. São vinhos que não precisam de uma rolha, e eu particularmente prefiro a “Screw cap” que as sintéticas.

E por ultimo as de silicone que chamamos de “vino-lok”.  Que tem sido utilizada há anos pelos Alemães, e é fácil de abrir. Mesmo assim, alguns produtores ainda alegam que pode trazer cheiros desagradáveis ao vinho. Ainda não vi no mercado brasileiro essa rolha e é esperar para tirar as conclusões!

taste46

O mundo do vinho é isso, cheio de novidades misturadas ao tradicional. Temos que saber entender o “velho” e suas funções, e temos que aceitar e adaptar a realidade com as novidades do mercado!

 

Um comentário em “A rolha  e o seu vinho ideal!

Comentários estão encerrado.