fbpx

Luigi Bosca na Minha Taça!

Luigi Bosca na Minha Taça!

Se existe um vinho que é clássico para quem realmente deseja conhecer um malbec argentino, diria que esse vinho é o Luigi Bosca. Um vinho que realmente representa as características da casta Malbec! Um exemplo disso é curso do WSET nível 1 onde esse é um dos vinhos degustados.

luigi bosca01

Não é novidade para mim, e com certeza para muitos de vocês não. Já são mais de15 anos apreciando um bom Luigi Bosca, mas eu nunca falei desse aqui! O Luigi Bosca Malbec até dois anos atrás apresentava o nome reserva no rótulo, mas em um novo design para a garrafa e rótulo, a vinícola retirou o nome, deixando apenas a casta. Lembram-se da historinha do Reserva que contei AQUI? Ta aí uma das vinícolas que abriu mão do nome. Olha aí, a partir da safra de 2011 já mudou!

A família Arizu, que é proprietária da Vinicola Luigi Bosca e da Viña Alicia, produz vinhos clássicos, elegantes e bem apreciados mundo afora! Há um ano levei uma garrafa do DE SANGRE para degustar com um grande conhecedore de vinhos, a equipe que trabalha lado a lado com Marquês Nicoló – proprietário do Sassicaia – e sua família – LEIA AQUI – e ficaram impressionado com o vinho, o corte que lembra bem  um vinho de Toscana foi muito elogiado na ocasião.

luigi bosca02

Voltamos ao vinho!!! É aquele que apresenta uma coloração rubi. Nos aromas se percebe ameixas, cerejas e um pocco de café depois de um tempo na taça. Também encontro pimenta do reino. Na boca é macio, taninos aveludados e nada agressivos. Porporciona uma sensação elegante e sem excesso de madeira. O vinho desce fácil apesar de ser malbec da argentina, e talvez a explicação esteja no carvalho francês que o vinho passou por longos 12 meses e depois em garrafa. No total, o vinho leva 2 anos para entrar no mercado.

Dica na cozinha? Um domingo de churrasco, batatas assadas, grelhados com legumes e queijos amarelos meia cura. Hummm… Deu fome!

VINHO: LUIGI BOSCA / CASTA: MALBEC / PAÍS: ARGENTINA / SAFRA: 2011 / IMPORTORA: DECANTER