fbpx

Minha Taça com um Toscano de peso!

Minha Taça com um Toscano de peso!

Minha Taça hoje é especial… Um daqueles vinhos que além de deliciosos tem muita história dentro da garrafa. Essa família produtora de vinhos está nos livros, e sempre fará parte da mudança dos vinhos do mundo… Inovadores, empreendedores, tradicionais e até mesmo loucos são adjetivos que modemos chamá-los.

Em uma tarde informal, tive a oportunidade de conhecer o segundo rótulo da Tenuta San Guido, que faz o famoso Sassicaia, falei dele aqui! Fui ali visitar o “meus vizinhos de quintal” e passamos uma tarde maravilhosa. O vinho de hoje que se chama Guidalberto, o nome do seu tataravô. Fui servida pelo próprio Marqués Nicolò de seu vinho, tá bom? Não é pouco não! E tá aí o tal terroir que eu falo… O vinho ganha mais expressão, aromas, boca quando escutamos quem produziu falar com orgulho de seus vinhos.

guidalberto03

Vamos falar do vinho…
Tem um corte nada italiano, 60% cabernet sauvignon e 40% merlot, assim como os outros vinhos da vinícola, que fogem das regras impostas pelas legislações. Mesmo assim, o vinho carrega o IGT da Toscana.

guidalberto02

O que posso falar desse vinho? Um vinho com carvalho presente, mas sem exageros. O vinho passou um estágio em barricas francesas novas, e americanas de terceiro uso. Depois um estágio na garrafa até ser comercializado.
Traz frutas vermelhas e um pouco de compota no nariz, e quando colocado na boca é bem marcante… Um vinho para ser admirado, apreciado e pausadamente comentado. Mesmo sendo um cabernet, é tranquilo, taninos presentes, mas nada adstrigente, sem dúvida a Merlot “quebra” os excessos da Cabernet. Um vinho pronto e que pode também ficar mais uma temporada na garrafa.

guidalberto01

E depois do sucesso do Sassicaia porque criar um vinho mais simples?

“O nascimento deste segundo vinho passou por pelo menos três razões: O desejo de nos testar com uma uva que nunca usou, Merlot, um desejo de oferecer ao consumidor um produto que pode ser apreciado mais jovem e, finalmente, a oportunidade para selecionar as uvas para o nosso Sassicaia “

E esse foi o Minha Taça de hoje!

VINHO: GUIDALBERTO / SAFRA: 2010 / CASTAS: CABERNET E MERLOT / REGIÃO: TOSCANA / PAÍS: ITÁLIA / IMPORTADORA: RAVIN

Um comentário em “Minha Taça com um Toscano de peso!

Comentários estão encerrado.