fbpx

Avaliação Nacional de Vinhos 2014

Avaliação Nacional de Vinhos 2014

E hoje chegou a hora de mostrar o último vídeo da viagem que fiz a terra do Vinho Brasileiro. Uma viagem deliciosa que a Miolo me convidou e sem dúvida nenhuma pude aprender muito mais sobre o vinho brasileiro, conhecer pessoas e locais e degustar muitos vinhos…

Nesse vídeo, eu vou mostrar para vocês como foi a  22ª Avaliação Nacional de Vinhos. Uma experiência que indico à todos! Um ambiente totalmente profissional, com mais de 1.000 pessoas, e todas com um único objetivo, degustar os vinhos mais representativos da safra 2014.  Fiz algumas imagens, e ainda pude contar com duas entrevistas que vale a pena assistir! Feras do vinho lado a lado… Não existe forma que um aprenda mais do que vivenciar esses momentos. Diferente da ficha técnica de sommélier, a da ABE – Associação Brasileiro de Enologia – conta com mais informações técnicas e com uma pontuação para chegarmos a nota final.  Você poderá acompanhar no vídeo esses detalhes…

Degustamos um total de 16 vinhos que foram escolhidos a partir das 290 amostras inscritas, de 58 vinícolas e degustadas por 120 enólogos.

E sem dúvida nenhuma, o momento mais emocionante foi a degustação às cegas… Um momento mágico, de diferentes sensações e emoções… Posso dizer que foi a primeira vez que vi uma coisa tão bonita no mundo da degustação… Todos de vendas nos olhos, música ambiente, e guiados pelo palestrante… Um espetáculo de momento!

Outro ponto que destaco é a degustação de amostras de vinho base para espumantes… Eu particularmente nunca tinha participado de uma degustação de vinho base para espumantes e achei bem interessante.

avaliacaonacionalvinhos4

E eu não perdi a oportunidade de tirar uma foto com esse time de peso! Danilo Cavagni, Darcy Miolo, eu e Raul Anselmo Randon avaliacaonacionalvinhos

Não esquece de curtir esse vídeo e seguir o nosso canal!

Nesse grande evento foram abertas mais de 1.440 garrafas de vinhos, e todas servidas por estudantes de Sommelier, Viticultura e Enoturismo. Um espetáculo maravilho de se assistir! E sem dúvida a bancada dos comentaristas também foi bem interessante, entre profissionais do mundo do vinho e outros apreciadores, pudemos ter uma visão mais aberta de cada amostra degustada.

A bancada de comentaristas foi formada por um time de peso. Confira!

Ana Sofia Oliveira, Consultora em Marketing de Vinhos, Portugal
Antonio Moacyr de Azevedo, Médico, Brasil
Carlos Eduardo Galvão Bueno, Empresário, Brasil
Christopher Cameron Fielden, Consultor de Varejo,  Inglaterra
Claudia Quini, Presidente da Organização Internacional da Vinha e do Vinho – OIV,
Fernando Gurucharri, Presidente da União Espanhola de Degustadores, Espanh
Irineu Guarnier Filho, Jornalista, Brasil
José Lez, Presidente do Instituto Nacional de Vitivinicultura – INAVI, Uruguai
Juliano Perin, Enólogo do Ano 2013, Brasil
Sara Bodowsky, Jornalista, Brasil
Serge Dubois, Presidente da União Internacional de Enólogos – UIOE, França
Susan Dawn McCraith, Master of Wine, Inglaterra
Juan Arizu, Diretor da Associação de Enológos da Argentina, Argentina
Vinicius Santiago, Sommelier, Brasil
Selton Mello, Ator, Brasil
Eduardo André Rambo, Analista de Sistemas, Brasil – Porto Alegre