fbpx

Beaujolais Nouveau e suas histórias…

Beaujolais Nouveau e suas histórias…

Se tem um vinho que já causou muito polemica podemos dizer que é o Beaujolais Nouveau.

Esse francezinho que é produzido tão rápido e colocado no mercado mais rápido ainda foi uma louca sensação anos atrás! Lembro de ver garrafas serem vendidas por preços pra lá de exorbitantes. Hoje, alguns anos depois, percebo que já baixou bem essa loucura pelo tal Beaujolais Nouveau, afinal já não escuto tanto a pergunta: Você tem Beaujolais Nouveau? Mesmo em meses nada normais para essa pergunta! Já explico essa de meses nada normais…

E porque falar do Beaujolais? Porque estamos em Dezembro!!! A safra 2014 já está no mercado, e para minha infelicidade fui verificar umas lojas próximas a minha casa, e encontrei essa garrafa aí na adega. Até postei no instagram AQUI. Mas ela não deveria está lá! Sabe porque? Continue lendo e logo você vai entender…

IMG_8772.JPG

Esse vinho é produzido logo após a colheita na Europa, que normalmente é realizada entre setembro e outubro, e logo colocado no mercado na terceira 5ª feira de Novembro do mesmo ano da colheita. A uva é a Gamay, que já conhecemos por outros Beaujolais… Sem ficar muito técnica no assunto, o método de produção é a maceração carbônica, que é um processo no qual não se rompe a casca da uva e se utiliza dióxido de carbono, que exatamente o que acontece na maceração tradicional. O resultado é um vinho fresco, frutado e de baixos taninos.

A História:

Diz a lenda que o vinho era uma espécie de vinho cult nos bistrôs franceses, bares e cafés ao redor Beaujolais e Lyons, produzido pelos produtores locais e entregue em barris. Na década de 1960, Nouveau foi engarrafado e comercializado fora da França, pela primeira vez.

O sabor:

Dizem que cada é diferente. Eu realmente tenho poucas experiências quando a degustações desse vinho. Mas podemos generalizar como um vinho que lembra suco de uva, leve e fresco. Não pense em grandes análises e fichas técnicas recheadas de informações porque esse vinho não vai te proporcionar isso. Mas acompanha muito bem momentos sem compromisso como festas animadas, piscina e um filme na televisão. 

Quando tomar:

E com todas essas características de um vinho tão leve, fresco e taninos baixos, o seu tempo de vida é curto. Podemos dizer que é quase uma validade? Podemos dizer que você comprou hoje e deve consumi-lo nas próximas semanas? Sim é isso mesmo! E porque?  Devido à forma como ele é feito – por maceração carbônica – o Nouveau quase não tem taninos, e taninos são um dos principais conservantes de vinho tinto. Sem conservante natural, os sabores de frutas frescas que você saboreia em Beaujolais Nouveau em novembro vai desaparecer em alguns meses. E é exatamente quando os “verdadeiros” Beaujolais estão sendo liberados a venda no mercado. Então encaramos o Nouveau como uma prévia do que virá nos Villages e crus de Beaujolais, como Morgon, Moulin-a-Vent, e Julienas.

Quando comprar:

Beaujolais Nouveau é lançado mundialmente na terceira quinta-feira de novembro de cada ano (20 de novembro em 2014) e você pode ir a lojas especializadas, mas muitas já deixaram de trabalhar com esse vinho devido a sua “validade”. E por isso recomendo fazer encomenda antecipada, que é mais seguro conseguir o vinho.  E não se aventure a comprar promoções alguns bons meses depois porque com certeza o vinho não estará legal.

Entendeu agora a foto? Olha a safra na garrafa! Foi a 2013, ou seja, um ano atrás… E na verdade o lugar desse vinho deveria está preenchida com a safra 2014 que acaba de sair!

E é isso! Um pouco de conhecimento sobre um dos vinhos mais comentados no mundo. Agora cabe a você degustá-lo e concluir se vale ou não a pena!

 

Um comentário em “Beaujolais Nouveau e suas histórias…

Comentários estão encerrado.