fbpx

Merlot é TOP! Mas ninguém quer…

Merlot é TOP! Mas ninguém quer…

Se tem uma coisa que me intriga é a falta de valorização da Merlot por nossas terras! Trabalho há 17 anos com venda de vinhos, e sinceramente, é a casta – das badaladas – que menos vendo… Todo mundo quer saber da Cabernet Sauvignon, Pinot Noir, Carménère, Tempranillo… Mas a poderosa Merlot quase ninguém. E sim, podemos chamá-la de poderosa! É uma casta que faz tantos vinhos poderosos mundo afora que merece muito um destaque.

Uma uva que apresenta vinhos encorpados, taninos médios e taninos aveludados intenso, ameixa e amora. A Merlot é uma casta originária da França, e sua região é em Bordeaux, de preferência das denominações de Saint-Emilion Gran Cru AC e Pomerol AC. E sem dúvida um grande rótulo que faz fama no mundo todo é o Petrus, um vinho de Pomerol que leva em média 95% de Merlot. A Itália também produz grandes vinhos com a Merlot, principalmente se falarmos de Supertoscanos. E ainda no Velho Mundo, não podemos deixar de comentar de um grande produtor que é o Vega Secília – Duero – Espanha, que produz um rótulo – Valbuena –  com o corte Tempranillo, Merlot e Cabernet Sauvignon. E sem dúvida está entre os vinhos mais desejados do mundo.

merlotB

 

Mas se você quiser uma opção do Novo Mundo, escolha um chileno! Lá produzem tanto vinhos corriqueiros como grandes rótulos. Mas sem dúvida, a Austrália e os Estados Unidos também vão te oferecer grandes taças de Merlot! Ou seja, a dica é experimente todos! Um de cada país e descubra as características de cada região… Dos mais leves aos mais encorpados, dos cortes aos varietais… Um enorme mundo que devemos experimentar e fugir um pouco das uvas tão “badaladas”. Além disso considero uma excelente opção para oferecer para festas com muitas pessoas, não tão tânico como um Cabernet Sauvignon e capaz de agradar à todos.

HARMONIZAÇÃO:

Os vinhos mais leves harmonizam com alguns peixes gordurosos – atum e salmão – principalmente se forem feitos na grelha. Quem preferir outra carne, a Merlot vai bem com uma costela de porco no churrasco e pratos com massa, como um spaguetti com molho vermelho. Quando mais intenso o vinho uma comida mais pronunciada é a melhor opção. E aqui entra uma boa dica que é o umani, sabor que você encontra em cogumelos, frango assado e parmesão, e a uva Merlot vai muito bem!

 

Um comentário em “Merlot é TOP! Mas ninguém quer…

Comentários estão encerrado.