fbpx

Sauvignon Blanc, Pouilly-Fumé ou Sancerre? Qual escolher?

Sauvignon Blanc, Pouilly-Fumé ou Sancerre? Qual escolher?
E vem a vez da querida Sauvignon Blanc aqui no Las Chicas de la Xampi! Já dei dicas de vinhos dessa casta, você pode conferir AQUI onde falo de um Chileno pra lá de bom, e AQUI quando comparo dois vinhos dessa casta, um Brasileiro e outro Argentino. Mas vamos voltar a esse post! Aqui vamos falar das “variedades” dessa casta.

A Sauvignon Blanc é originária da França, e é em Bordeaux que se destaca, mas não fica só por ali… E prova disso são os vinhos de Sancerre –  um Appellation d’Origine vinho francês Protégée (A.O.P., anteriormente Appellation d’Origine Contrôlée ou AOC) para vinhos produzidos na região de Sancerre na parte leste do vale do Loire. E também os Pouilly-Fumé –  Pouilly Fumé A.O.P – que está na posição oposta, na margem do lado direto do Loire.

Map_of_Loire

Eu estou na fase bem Sauvignon Blanc, depois de uma bom tempo sempre de olho na Chardonnay. Essa casta é mais fresca, e principalmente no Novo Mundo apresenta vinhos mais leves e perfeito para o clima do nosso verão. E já que estamos chegando no verão nada melhor do que entender um pouco mais para acertar na hora da compra.

Então qual escolher? Olha as dicas para você identificar qual é a melhor opção para o que você está buscando.

Sauvignon Blanc Novo Mundo

Aromas herbáceos, tropicais e boa persistência. E por isso vai muito bem com pratos de peixe e com vegetais. E aqui arriscamos um dos alimentos mais difíceis de harmonização, os aspargos. Esse ingrediente pode comprometer o seu vinho, por isso, arrisque os aspargos com creme holandês servido de um bom Sauvginon Blanc do Novo Mundo. O segredo fica na cremosidade do prato que pode ser cortada pelo frescor do vinho dessa casta.

Pouilly- Fumé

Esse é um vinho que apresenta características mais fortes. Aqui encontramos palavras como defumado, refrescante e concentrado para explicar melhor o Pouilly- Fumé. E na cozinha, não podemos fugir muito dos frutos do mar, peixes e crustáceos… Então que tal uma receita como salmão defumado, ou indo além do mar e arriscar umm patê de fígado de galinha como pequenos canapés ou massa folheada? E por último a famosa lagosta com molho de manteiga e limão vai muito bem, obrigada!

Sancerre

Dedicamos ao Sancerre jovem e fresco, que apresenta uma acidez bem marcante. E aí ficamos nos canapés, e famosas tapas espanholas como a lula grelhada e tortilhas. E também podemos colocar um queijo de cabra para harmonizar. Por ultimo, se a ideia é servir um jantar, que tal colocar um bom peixe tipo salmão com mostarda?

 

2 comentários sobre “Sauvignon Blanc, Pouilly-Fumé ou Sancerre? Qual escolher?

Comentários estão encerrado.