fbpx

As letrinhas miúdas dos Champagne…

As letrinhas miúdas dos Champagne…

O mundo do vinho é enorme! E sem dúvida regras existem, mesmo que a gente não se dê conta! Nos famosos champagnes existem umas letrinhas miúdas no rótulo, que seguem regras da legislação. Muitas vezes nem nos damos conta, e talvez você nunca tenha prestado atenção.

champagne03

Mas é legal saber, e sem dúvida influência na qualidade do Champagne… Sabe porque? Concorda que um Champagne 100% controlado pela vinícola, desde o plantio até o engarrafamento tem mais “olhos do dono” que aqueles que já compram uvas, ou mesmo o Champagne já pronto e só rotulam? Pois é! Então descubra certinho como é produzido aquele Champagne que você tanto ama!!!

champagne04

Essas são as letrinhas miúdas que podem te ajudar a identificar um melhor Champagne que um outro:

NM: “Négociant Manipulant” – empresas que compram uvas de outros produtores e elaboram seus vinhos. As grandes marcas – de volume também – de Champagne normalmente encontram-se nesta categoria;

RM: “Récoltant Manipulant” – empresa que possui vinhedos e controla todo o processo, produzindo com uvas próprias e comercializando seu próprio Champagne; Aqui estão os queridinhos Premier Crus e Grand Crus… Ou seja, os melhores Champagnes!

CM: “Coopérative Manipulant” – cooperativas que fazem vinhos com uvas de produtores membros.

RC: “Récoltant Coopérateur” – membros de uma cooperativa que vendem os Champagnes produzidos por outras cooperativas com seu próprio nome/rótulo.

MA: “Marque Auxiliaire” – uma marca sem vínculo com o produtor, pertencente a, por exemplo, um supermercado.

SR: “Société de Récoltants” – uma associação de viticultores produzindo em conjunto uma marca de Champagne, mas sem formarem uma cooperativa.

ND: “Négociant Distributeur” – um negociante de vinhos que adquire o Champagne pronto e comercializa com sua marca própria.

champgne02