fbpx

Carignan ganha espaço no mundo do vinho!

Carignan ganha espaço no mundo do vinho!

Mais uma casta para conhecermos! A Carignan é uma uva tinta, também conhecida como Carignane nos Estados Unidos, Carignano na Itália ou Cariñena na Espanha. Uma casta que provoca curiosidade a todos, mesmo aos grandes tomadores de vinhos. Por muito tempo foi a casta mais comum e plantada na França, até que a Merlot no final do século 20 ultrapassou essa produção, mas ela tem ressurgindo devagar… Novos rótulos franceses e principalmente chilenos têm colocado em bastante destaque a Carignan.

FRANÇA:

Mas não é fácil! A Carignan gosta de climas quentes, e seu amadurecimento é longo, ou seja, colheita tarde. E no final o vinho produzido tem taninos altos e acidez áspera quando falamos dos vinhos do sul da França. Então porque plantar Carignan se ela é difícil assim? A palavra chave aqui é rendimento. Uma planta produtiva que vale a pena investir!

VIGNO:

A França não é o único destaque como país produtor dessa casta. O Chile recentemente tem mostrado excelentes resultados. E o maior destaque vem para o VIGNO – Vignadores de Carignan – Um guia de produtores de Carignan no Valley Maule – Chile. Uma novidade que surgiu faz poucos anos, mas que tem mostrado resultados positivos. Em 2010 convocaram produtores da Carignan da região, e desde então, os vinhos produzidos dessa casta por essas vinícolas levam o rótulo com a logo VIGNO. O objetivo disso tudo é sempre melhorar! Aproveitar as terras com essa casta até pouco conhecida, melhorar a produção, fazer o mundo conhecer seus vinhos e sem dúvida ganhar espaço no mundo.

vignoB

CARACTERÍSTICAS EXIGIDAS PARA SER VIGNO:

Variedade: Carignan Carignan ou enxertadas sobre a casta Pais ou outras muito antigas- mínimo de 65%
Idade das vinhas: 30 anos mínimo
Sistema de irrigação: Nenhum 
Sistema de condução: Espaldeira (Gobelet)
Origem: o Maule – Região delimitada
Composição: Carignan para 65% mínimo do vinho. Restantes 35% podem ser de livre escolha do enólogo.
Envelhecimento: Mínimo de 24 meses em barril e /ou garrafa. O barril não precisa ser novo e pode ser substituído por ânforas. De acordo com o desejo do enólogo da vinícola. 

Eu já tomei alguns vinhos da casta Carignan do sul da França e alguns do VIGNO e no próximo post vou colocar um aqui para vocês. Sem dúvida merece muito destaque e tomarei muitos outros vinhos da casta Carignan.

E aí? Você já degustou algum vinho da casta Carignan? Já conhecia o VIGNO? Espero que tenha gostado desse post!

Um comentário em “Carignan ganha espaço no mundo do vinho!

Comentários estão encerrado.