fbpx

Estação Alves de Sousa na Minha Taça!

Estação Alves de Sousa na Minha Taça!

E o calor continua por essas terras, então vamos de mais um vinho branco para refrescar o verão! A escolha dessa vez foi o Vinho Estação Branco – do grande enólogo Domingo Alves de Sousa. Aqui falamos de um grande produtor, que consegue trazer para nossas prateleiras vinhos preparados, frescos e que tem tudo a ver com o nosso clima, até mesmo o tinto que leva o mesmo nome.

No caso desse rótulo estamos falando de um vinho com preço acessível e qualidade alta, é aquele vinho para receber muita gente em casa, ou mesmo tomar sem compromisso uma taça quando chega do trabalho. E foi exatamente o que fiz, com a exceção de beber somente uma taça (risos).

estacaobranco02

O Estação branco oferece uma coloração bem clara, que podemos classificar como palha. Já no nariz sentimos impressões cítricas, leve toque tropical e notas florais. Na boca é justo, não sendo leve demais e tampouco muito encorpado, que é exatamente o que não poderia buscar nesse vinho. Afinal, o que busco é frescor e leveza, e isso ele tem! E no final de boca podemos dizer que ele também tem uma permanência boa. Sem dúvida, um vinho para ter sempre na adega para dias de sol, na beira da piscina ou acompanhado de petiscos… E por falar em comida, vamos a harmonização!

HARMONIZAÇÃO:

Truta grelhada, servida com manteiga de ervas; Bacalhau assado com batatas ao murro; Arroz de sardinha. 

 Como a maioria dos vinhos portugueses, esse é um corte com típicas castas portuguesas – Malvasia Fina, Gouveio e Arinto – e toda a fermentação e amadurecimento foi feito em inox, o que nos proporciona esse frescor todo do vinho. 

E essa foi mais uma dica de vinho para esse verão de 2015! Aproveite!

VINHO: ESTAÇÃO BRANCO / PRODUTOR: DOMINGOS ALVES DE SOUSA / CASTAS: MALVASIA FINA, GOUVEIO E ARINTO / SAFRA: 2012 / REGIÃO: DOURO / PAÍS: PORTUGAL