fbpx

Vamos ao Oregon apreciar um bom vinho?

Vamos ao Oregon apreciar um bom vinho?

Faz muitos anos que viajei ao Oregon para conhecer seus vinhedos… Na época escolhi o Estado por ser assemelhava a algumas cidades da Europa,  quem conhece Portland sabe do que estou falando. São ruas com iluminárias antigas, estreitas e bairros boêmios. E claro… Muitas vinícolas bem próximas!

Mas vamos falar de vinho! Foram alguns meses apreciando todas as opções de vinhos da região. E sem dúvida me apaixonei por seus vinhos, até porque a Pinot Noir é a estrela por lá – leia-se minha casta preferida. Ainda pouco apreciado no Brasil, o Oregon produz Pinot Noir com sangue francês, muitos produtores vieram da França e ali instalaram suas vinícolas. E o clima, também é muito similar, e com isso o resultado é ainda mais próximo dos Pinot Noir da Borgonha…

portland01

Existem vários festivais de vinhos na região, e vale a pena se inscrever em um pelo menos. Também fiz muitos “sips” nos bares – que são degustações com 4 ou 5 taças diferentes e com a ficha técnica de cada vinho. E é assim que conseguimos aprender mais sobre os vinhos da região.

portland07
Mapas e taças que ainda guardo de recordação…

Quem for conhecer a região deixo aqui minhas dicas dos eventos de vinhos mais legais que ocorrem por lá:

Portland Indie Wine & FOod Festival – esse festival acontece há bastante tempo desde então… Eu fui no segundo ano e ainda era “pequeno”. Mas acompanhando o site deles se percebe que cresceu muito e deve ainda está melhor. Se eu voltasse a Portland sem dúvida programaria a viagem para tentar pegar esse festival.

Também teve o festival de Dundee Hills que acontece na cidade de Portland, e esse é maravilhoso também! Produtores de Dundee e maioria Pinot Noir, só de imaginar você fica impressionado com a quantidade e variedade de vinhos com a mesma casta. Um grande aprendizado ao poder comparar cada vinho dos produtores. Amei muito.

portland02

Além é claro das visitas as vinícolas. E nesse caso aqui indico muito ir a Villamette Valley – onde estão excelentes produtores como: Erath Vineyards, Elk Cove Vineyards, Ponzi, The Eyrie Vineyard… E muitas outras que não deu para visitar.

portland03portland04

O Oregon está crescendo significativamente na indústria de vinho, e já se percebe resultados na própria região, como baixa de impostos, aumento de empregos, salários e um impacto econômico de 24,1% entre 2010 e 2013. No mesmo período um relatório registra que as vinícolas total do Estado aumentou 44,7%, para 605, enquanto o número de produtores aumentou 12%, para 950.

portland05
Eu estava bem gordinha porque só comia e bebia! hihihi

“Produtores têm sido capazes de pagar o talento necessário para produzir vinho de qualidade superior” Danowski da Wines & Vines.
“As perspectivas para a indústria do vinho do Oregon é positiva…
… As tendências demográficas e culturais que favorecem a alta qualidade e bons vinhos distintos permanecem intactos.”  Fala Christian Miller, autor do Full Glass.

Com tudo isso eu só espero uma coisa, que os maravilhosos rótulos de seus vinhos comecem a serem vistos com mais frequência em outros países, e claro no Brasil também! Os poucos exemplos que encontrei por aqui eram de preços exorbitantes, e pedimos que rótulos medianos também sejam comercializados para aqueles que não dispões de investir 300 ou 400 reais em uma única garrafa de vinho.

Dados de estatísticas coletado no site: http://www.winesandvines.com/