fbpx

O Toscano Cesani na Minha Taça!

O Toscano Cesani na Minha Taça!

Mais um branco para esses dias quentes que não passam… E o escolhido para o almoço de domingo em família foi esse aí! O Cesani Vernaccia di San Gimignano, um vinho italiano da Toscana!

Um vinho branco intenso na minha opinião… Diferente também. Apresenta ameixas amarelas e senti muitas castanhas no olfato. Na boca é mácio, mas deixa um impacto e novamente as castanhas, nozes, amênodas voltam a aparecer. Não é um branco simples, é um vinho para apreciar com calma. O que eu achei? Preciso de mais uma garrafa para entender o impacto que o vinho me apresentou… Gostei, mas sei que o vinho ainda tem mais a me oferecer e preciso repetir a dose para encontrar tudo isso que perdi. Sim, não fui uma boa degustadora essa domingo, mas não poderia deixar de trazer esse grande rótulo para o Minha Taça!

cesani02

Harmonização:

O almoço foi de peixes… Petiscamos uma bela sardinha no fubá, logo um salmão grelhado somente com batatas… Conclusão: com as sardinhas foi bem legal, assim como os demais petiscos, mas com o salmão achei que deixou um final amargo. Acredito que o prato estava um pouco mais leve que a estrutura do vinho.

Vernaccia di San Gimignano – Você conhece essa uva?

A Vernaccia é uma casta branca cultivada em volta das famosas torres de San Gimignano na província de Siena que está na Toscana. Desde 1993 os vinhos produzidos com essa casta levam a nomeclatura de DOCG (Denominação de Origem e Qualidade Garantida). Os vinhos apresentam uma acidez elegante, que deixa o vinho “crocante”, frescor e um final delicadamente amargo.