fbpx

Viña Alicia Cabernet na Minha Taça!

Viña Alicia Cabernet na Minha Taça!

Ah… O paixão que carrego pelos vinhos da Viña Alicia! É daqueles que transformam o momento em uma meditação. Eu curto cada detalhe desse vinho. O rótulo clássico e delicado, a rolha longa e sem dúvida o vinho!

Esse Viña Alicia estava guardado há bastante tempo, foi da safra 2006 e devo tê-lo há pelo menos 4 anos na minha adega. O rótulo sofreu um pouco com as mudanças de ambiente – leia-se adega molhada –  e pensei até mesmo que poderia ter perdido o vinho. Ao abrir a garrafa percebemos que a rolha estava mofada em cima, e aí abriu o desespero! Será que perdi? Não somente pelo valor, não dos vinhos mais caros, mas pelo valor que eu me apeguei a essa garrafa.

Mas continuamos a abri-la! Eu até tentei falar, mas o meu marido foi mais rápido, a rolha quebrou! Deduzi que a rolha por ser grande poderia ser difícil de ser retirada – para quem não é um expert esse é um erro clássico. Mas conseguimos retirar o segundo pedaço da rolha sem que caísse dentro do vinho. Limpei o gargalho com um guardanapo e servi a primeira taça! E voilá! O vinho já deixou seu bouquet em todo o ambiente, a coloração ainda viva e brilhante! Perfeito! O vinho se salvou! Agora é esperar que ele se ambiente um pouco – leia-se aerar – e logo apreciá-lo!

vinaalicia03

E foi aí que relembrei as taças de outros Viña Alicia que já tomei! Todos assim, bem clássicos, com um ar europeu de ser. Um vinho com aroma inicial de cacau, tabaco e logo abriu uma pimenta. Na boca se repetiram os aromas, mas agora ainda com os taninos bem marcantes, macio e fácil de amá-lo. E foi aí que o jantar saiu! Faremos um risoto de Funghi Porcinni (que trouxemos na mala da última viagem à Itália). E no final complementamos com uma carne vermelha para ele e uma branca para mim, que não eram o protagonista do jantar, e sim o risoto.

vinaalicia02

O que posso dizer dessa harmonização? Deliciosamente perfeita! O vinho bem estruturado pedia um prato bem incorpado, e não duvidei em colocar uma boa dose de vinho no preparo do prato.

Indico e repito! Façam!!! Um delicioso risoto com vinho e Porcinni, logo escolham um grande vinho! E aqui a uva Cabernet Sauvignon é uma excelente dica!