fbpx

Brunello di Montalcino Caprili na Minha taça!

Brunello di Montalcino Caprili na Minha taça!

E hoje o vinho da minha taça é um vinhaço! Concordam? O Brunello di Montalcino produzido na região da Toscana, com a casta que leva o mesmo nome ou podemos chamá-la de Sangiovese Grosso, é aquele vinho que pede um momento especial. É um dos vinhos mais emblemáticos da Itália.

Aqui estamos falando do um Brunello di Montalcino Caprili que passou por uma fermentação longa de até 28 dias e foi envelhecido em “botti” de carvalho esloveno por 3 anos. E depois alguns meses na garrafa antes de ser comercializado. Um vinho realmente de impacto, que pede uma boa mesa.

brunello2

A cor do vinho já está caminhando para o granada, tem nariz de cerejas, frutas secas, couro e achei um caramelo. Na boca a safra 2003 já mostra que os taninos estão mais macios e pronto para ser degustado! Uma lástima é saber que algumas pessoas ao encontrar um vinho desse diria que está “estragado” pelo simples fato da coloração ser granada e na boca apresentar muito fechado quando aberto de imediato a garrafa. O Brunello di Montalcino dessa safra pede um bom tempo com a garrafa aberta para aerar ou mesmo decantar. O safra 2006 apresenta a coloração um pouco mais fechada e halos granada, e na boca um pouco mais fechado os taninos, mesmo assim desse deliciosamente perfeito!

Diretrizes Enogastronômicas: Grandes peças de carne assadas; Caça em preparações em úmido com especiarias; Javali braseado servido com polenta; Tagliatelle com ragù de marreco selvagem e azeitonas pretas secas; Queijos curados de massa dura. (Decanter Importadora)

 

BRUNELLO DI MONTALCINO:
  • Uma DOCG criada em 1982, que originou-se de clones de uma seleção de Sangiovese Grosso que chamamos de Brunello.
  • Os Brunellos di Montalcino são sempre vinhos bem encorpados e longo envelhecimento.
  • A Lei exige um envelhecimento mínimo de 4 anos, sendo 2 anos necessários em carvalho. 

Um comentário em “Brunello di Montalcino Caprili na Minha taça!

Comentários estão encerrado.