fbpx

Vinho Alemão na Minha Taça!

Vinho Alemão na Minha Taça!

E eu voltei com mais um Na Minha Taça para vocês!!!!

Se tem um país complicado para eu gravar nomes, regiões e classificações posso dizer que é a Alemanha. O idioma já não ajuda, e são muitas variações para você entender. Mas hoje eu trouxe um rótulo já como dica, e você não precisa entender nada! Basta ler a minha dica e tenho certeza que você irá curtir!!!

Quando falamos de vinhos alemães, pensamos logo em brancos, certo? Sim, certo! Sem dúvida nenhuma são nos vinhos brancos que identificamos o que há de melhor nesse país. E em um final de semana de muito calor, resolvemos tomar um branco da casta Riesling… Que delícia! Sabe aquele frescor, acidez presente e muito aromático? Pois é, esse vinho é tudo isso e mais um pouco. Escolhemos o querido Dönnhoff Riesling Trocken da safra que 2010 já deixou o vinho com uma coloração mais dourada, e a presença de aromas mais maduros como mel, frutas de caroço amarelo maduras. Estava perfeito apesar da rolha já apresentar um leve mofo em cima que não passou para a rolha a dentro, e a ficha técnica diz que o vinho aguenta 10 anos de guarda, então não me preocupei em prová-lo. Ainda bem, porque o vinho estava divino!

vinho alemao 02

HARMONIZAÇÃO:

Na harmonização eu gosto de lembrar do Riesling sempre com comidas condimentadas. E lá vem o curry na minha mente com um camarão ao leite de coco, arroz com castanhas e legumes. Hummm Deu água na boca!  Assim como outros frutos do mar bem temperados e mesmo grelhados. Porém nós nos limitamos a um queijo holandês curado de petisco, uma brusqueta com tomate e alho e camarões salteados na frigideira.

 

O que você precisa saber para entender esse vinho alemão olhando o rótulo? 
  • Primeiro que aparece a uva e já facilita você entender se o vinho é branco ou tinto.
  • Depois a classificação TROCKEN – que quer dizer vinho seco
  • Aparece também o nome NAHE – que é a região produtora, que tem como Riesling a casta mais plantada e são os seus melhores vinhos.