fbpx

Vinho e suas festas na Toscana!

Está pensando em viajar para a Itália? Quer tomar um bom vinho?

Que tal aproveitar alguma festa em uma das regiões mais famosas por seus vinhos? A Toscana!!! Separei alguns dos eventos relacionados ao mundo do vinho e que são um sonho de qualquer que ama vinho…

Os meses mais movimentados para as festas são em Agosto – mês das férias por lá – e em Setembro – tempos de colheita e muita comemoração.

Bravio delle Botti – ( corrida de barril ) acontece no último domingo de agosto entre os oito distritos de Montepulciano competindo por um Palio , e com uma bandeira de pano pintada. Os barris pesam 80 kg e tem que ser rolado ladeira acima cerca de 1800 metros ao longo da rua principal de Montepulciano , terminando na Piazza Grande. O evento , que foi originalmente uma corrida de cavalos , remonta a 1373. Ele foi abolida em 17 C , mas foi revivido como um barril em 1974 .

Bravio_delle_Botti

Festa del Nocciolo, Panzano in Chianti – Festa de Hazel é um jantar de pratos locais servidos em mesas ao ar livre ao longo das ruas de Panzano. A festa acontece no dia 14 de agosto, a noite antes de Ferragosto ( Dia da Assunção ) Que é o feriado mais importante da Itália . De todos os dias do ano , é Ferragosto que os italianos comemoraram com suas famílias.

panzano_nocciola

Cacio al Fuso, Pienza – Pienza Pecorino ( queijo de leite de ovelha) e Fair ” Cheese in Time” , no primeiro domingo de setembro. Os melhores da Itália e uma vasta gama de excelentes queijos está disponível para ser degustados e comprados durante esta feira . O Cheese in Time é uma competição queijo de rolamento. O queijo é a palavra original para pecorino toscano e o fundido ou spindle é o alvo do jogo. Na minha humilde opnião é que se tem queijo Pecorino, tem que ter vinho! Alguém dúvida? Só entrar em uma lojinha da praça, comprar uma boa garrafa de vinho do local, um pedaço de queijo e aproveitar o Cacio al Fuso!

cacioalfuso3_650

Festa dell’Uva, Impruneta ( Festa da Uva ) – provavelmente o evento anual mais popular em Impruneta tanto para nativos e turistas . Ao longo dos anos ele perdeu algumas das características rurais originais, mas sua natureza popular, essencial manteve-se intacta. A parte mais importante do desfile, começa às 15:30 , que normalmente é composto por carros alegóricos construídos pelos quatro distritos de Impruneta: Fornaci , Pallo , Sant’Antonio e Sante Marie . Durante o dia do festival, danças populares , performances, degustação de produtos agrícolas e shows dos produtos artesanais locais são realizadas . A ” Festa da Uva ” é realizada no último domingo de setembro.

Immagine-2

Rassegna del Chianti Classico, Greve in Chianti –   Esta é uma vitrine para os vinhos de Chianti Classico que ocorre em Piazza Matteotti em Greve in Chianti , no segundo fim de semana de setembro e o anterior quinta-feira e sexta-feira ( 10-13 setembro 2015) . Você compra uma taça e , em seguida, são livres para experimentar qualquer vinho oferecido no muitos stands.

greve_wine_festival

Vino al Vino , Panzano in Chianti Panzano –  É realizada na terceira semana de setembro e os dois dias anteriores ( 17-20 setembro de 2015) na praça principal de Panzano . Vinho de muitas das vinícolas Panzano está disponível para ser amostrada. Este é um evento menor e mais informal do que o festival do vinho Greve na semana anterior.

panzano-vino_al_vino

Castagne e vino in piazza, Radicondoli – Festa de castanhas assadas e vinho no final de outubro ou início de novembro. Este evento está incluído aqui não porque é famosa, de interesse histórico ou de qualquer forma sofisticada, mas como um exemplo das inúmeras ocasiões agradáveis ​​que se apresentam em toda Toscana quando as pessoas locais se reúnem para se divertir . Radicondoli é bem fora do caminho batido para turistas, mas vale a pena uma visita para desfrutar a vida autêntica da Toscana . Ele está localizado a sudoeste de Siena , na fronteira com o Maremma.  Castanhas assadas , porco assado e muito vinho. Se você tiver a oportunidade de participar em em uma feira como esta, não perca.

radicondoli_castagne

Festa da Uva, Borgo di Vagliagli – Realizada durante a última semana de setembro , na aldeia de Vagliagli e com inúmeros estandes para degustação e compra os produtos típicos desta parte do território Siennese , com especial atenção para o excelente vinho Chianti da área. O desfile de carruagens alegóricas derivados seu tema a partir do campo e da vida dos agricultores , e é acompanhada por homens e mulheres locais em trajes tradicionais .

castelnuovo_wine_festival