fbpx

WSET 3 – Estudando…

WSET 3 – Estudando…

Comecei a maratona de estudos para o WSET 3 que acontecerá em junho no Rio pela The Wine School. São 7 dias entre aulas e provas, e antes é preciso se preparar! Livros, apostilas, mapas, fichamentos… Tudo ajuda na hora de estudar! Mas você já não é sommelier? Para quê mais um curso? Porque renovar e acrescentar novidades no CV é importante se você deseja continuar sendo um profissional de sucesso nessa área.

Vamos explicar passo a passo… Há 17 anos atrás fiz o meu primeiro curso de conhecimento de vinhos,  logo outros mais profundos e títulos de sommélière pela FISAR. Mas realmente esses cursos aqui no Brasil deixam muito a desejar, acho que o conteúdo é básico demais e sempre parecia saber mais até mesmo do que era ensinado. Mas aí, há alguns anos venho a WSET – Wine & Spirit Education Trust – que tem como sede Londres e promove grandes cursos para profissionais do mundo do vinho. Confesso que demorei para fazê-lo, mas foi por motivos de trabalho demais e nunca “achar” tempo. Mas é preciso arrumar tempo se você deseja ser um profissional na área. E foi assim que hoje estou no nível 3 do WSET.

E é por isso que escrevo esse post a vocês leitores! Possivelmente o site ficará “abandonado” por alguns dias, continuarei postando, mas não na mesma velocidade de antes. Preciso dedicar o meu tempo aos estudos.

Quer saber mais sobre o curso, olha aí embaixo os detalhes.

O Curso é divido em 4 etapas:

WSET 01 – Conhecimento do Vinho – 1 Dia de curso com a realização de prova no final do dia. Realmente é básico, e eu confesso que não estudei, mas para quem não sabe muito de vinho é preciso estudar antes do curso. 

 

WSET 02 – Conhecimento do Vinho e Destilados – 3 Dias de curso com a realização da prova no último dia. Esse é preciso estudar mesmo que saiba um pouco de vinho, já pede mais detalhes de conhecimento. Você recebe o livro antes e vale a pena ler todinho e fazer anotações.

 

WSET 03 – Conehcimento e Qualidade do Vinho e Destilado – 7 Dias de curso com a realização da prova no último dia. Esse é preciso uma dedicação de pelo menos 1 ou 2 meses de estudo. O material de estudo é grande e vale a pena ler tudo antes do curso. Essa fase já entra mais destinada a aquelas pessoas que querem se tonar um profissional reconhecido. Se você é um enófilo acho que não faz muito sentido gastar tanto, o curso é caro, e estudar tão profundo como se estivesse na época de faculdade. 

 

WSET 04 – Diploma – Essa é uma fase dividida em outras fases e realmente é somente para aquele que deseja seguir carreira no mundo do vinho. Nada fácil e são 2 anos de estudos. 

Um comentário em “WSET 3 – Estudando…

Comentários estão encerrado.