fbpx

Rosso di Montalcino na Minha Taça!

Rosso di Montalcino na Minha Taça!

E voltamos com mais um Minha Taça com um grande vinho! O Il Poggione Rosso di Montalcino!!! Aqui temos dois grandes nomes no mundo do vinho… O nome do produtor que é um dos mais tradicionais da história do vinho na Toscana, e o tipo de vinho que é o mais importante depois do poderoso Brunello.

 ROSSO DI MONTALCINO X BRUNELLO DI MONTALCINO
 Ambos são produzido a partir de uvas Sangiovese Grosso (ou chamamos de Brunello) – 100% por cento – sendo o Rosso com vinhas mais jovens da propriedade. o Rosso di Montalcino tem uma maturação em tonéis antes de sofrer um período de envelhecimento em garrafa conforme o desejo do produtor, ou seja, sem legislação, normalmente esse tempo são de 12 meses no carvalho e mais 6 meses em garrafa. O Brunello segue a legislação que exige 5 anos de envelhecimento entre carvalho e garrafa, e para o Risierva são 6 anos. A estrutura do vinho então muda, sendo o Rosso mais leve, menos tânico e menos alcóolico. Enquanto o Brunello tem mais corpo, tanicidade e teor alcoólico mais alto, consequentemente mais tempo de espera para ser consumido. Então aqui estamos falando de um vinho é uma versão mais jovem, mais acessível de Brunello, mas já é muito bem desenvolvido com um caráter forte. 

Temos um vinho que na taça se mostra ainda com a coloração jovem, um rubi intenso. Nos aromas as frutas vermelhas como morango predominam, e um leve toque de baunilha senti no final. Não é agressivo, e os taninos estão agradáveis e macios. Um vinho que pede refeição! Comida!!! Para os apaixonados por carne, esse é o vinho! Para aqueles que não sugiro um bom risotto com bastante tempero, funghi, vinho tinto e alho! Que o foi exatamente o que comi! Mas o meu esposo adicionou uma boa carne ao lado do seu risotto. E sabe o que é legal? Olha só o contra róltulo indicando a harmonização. Perfeito para quem não sabe como escolher o vinho e a comida ideal. Uma modernidade que chega a terra dos grandes donos da história do vinho!

rosso di montalcino 2

Robert Parker, Jr., Wine Advocate:. “Il Poggione 2011 Rosso di Montalcino explode a partir da taça com intenso, frutas em camadas Um grande, vinho voluptuoso, o 2011 se destaca por sua generosa, completamente convidativo personalidade notas de especiarias e pétalas de rosa.

E essa foi a minha dica de hoje! Um grande vinho!!! Nós trouxemos a garrafa de uma viagem, mas o vinho acho que é importado pela Nova Fazendinha, e você pode encontrá-lo no site deles.