fbpx

Vinho tinto encorpado ou leve? Qual é o melhor?

Vinho tinto encorpado ou leve? Qual é o melhor?

Sempre surgem aqueles comentários do tipo, eu só gosto de vinho encorpado, ou eu só gosto de vinho leve…  Será qual é o melhor?

Na minha opinião não existe um melhor, todos os vinhos têm as suas qualidades e servem para momentos diferentes. Claro que o gosto pessoal de cada um deve ser respeitado, e sim você pode gostar de vinhos mais encorpados e ser um bom entendedor de vinhos, mas isso não faz da pessoa que prefere um vinho mais leve ser um amador!

Vou explicar melhor falando do vinho tinto. As diferenças iniciais são um vinho encorpado exige algumas características como estrutura na boca, taninos mais altos, álcool mais alto e consequentemente agrada aqueles que já apreciam vinhos há bons longos anos. Já o vinho leve apresenta menos estrutura na boca, taninos mais macios e medianos, acidez muitas vezes mais pronunciada, menos alcoólico e acaba agradando aos iniciantes no mundo do vinho.

Outro fator que pode ajudar a você identificar qual vinho lhe agrada mais é descobrir as castas e suas características. Então uma mesma vinícola pode produzir o mesmo vinho, com o mesmo estágio em carvalho, e apenas mudar a casta. E aí você poderá ter como um bom exemplo um Cabernet Sauvignon que se apresentará mais encorpado do que um vinho feito com a Carménère. Lembrando que nesse exemplo usei vinhos produzidos similares, o que coloca os dois também na mesma faixa de preço.

Eu sou uma apaixonada por Pinot Noir, e normalmente são menos tânicos, teor alcoólico por volta de 13 % vol. e na boca se apresentam medianos. Esse é o meu vinho! Aquele que desce tranquilo, harmoniza com uma boa comida e não me sinto pesada. Mas eu também tenho os meus momentos em que quero um grande vinho como um Brunello para harmonizar com um belo prato italiano com muita estrutura e temperos, e sem dúvida um vinho com o “mais” em tudo faz a diferença.

Então é isso, um vinho não é melhor que o outro por ser encorpado ou leve. Tem muito mais a ver com o seu paladar, a sua percepção e aquilo que lhe agrada. Também não podemos dizer que uma pessoa é mais entendida por gostar de vinhos encorpados ou menos entendida por ter os vinhos leves os seus preferidos. Tudo é questão de gosto, e aí cada um tem o seu!

E por aqui está friozinho e chuvendo… Vou aproveitar para tomar um taça de vinho! Salute!