fbpx

Harmonizando Riesling e Frutos do Mar

Harmonizando Riesling e Frutos do Mar

Já faz um tempinho que preparamos essa comidinha em casa, mas como não postei aqui está! Harmonizamos um Riesling Australiano com um arroz negro com camarões. E o resultado foi bem legal!

O vinho já tinha escolhido, um Riesling Australiano, com preço econômico e que você acha em um supermercado facilmente! A safra era 2008 e fiquei um pouco preocupada se ainda estaria bom, afinal, aqui não estamos falando de nenhum alemão de alta qualidade, e sim um mediano de consumo do cotidiano. A tampa de rosca, não muda em nada o vinho, já aviso aos companheiros que ainda “brigam” com os vinhos com tampa de rosca. E na verdade por vedar muito bem o vinho conseguiu mantê-lo perfeito até o consumo. Os aromas e a boca se destacam por uma mineralidade acentuada, um clássico vinho com querosene, sim! Aproveite para comprá-lo se nunca sintiu esse gosto e já ouviu um monte de gente falar que existe isso! A acidez ainda está bem viva, e é ela que mantem o vinho até os dias de hoje, e pequenos toques de mel, torrada e cítrico.

 riesling australiano

Descobrindo o vinho agora fica fácil harmonizar…  E foi aí que escolhi um arroz negro, que fica maravilhoso com frutos do mar. Então preparamos um camarão na frigideira com abobrinha japonesa, são mais saborosas e intensas na cor também. E o caldo do camarão usei no preparo do arroz. Ah… Temperei com limão o camarão aumentando assim a acidez do prato que casa perfeitamente com o Riesling.

E na mesa o resultado foi esse da foto! Simples e delicioso! Almoço para dois em um domingo de preguiça em casa. Sem muita frescura e somente buscando prazer.

riesling australiano2

DICA: Os Riesling principalmente alemães que não são tão seco podem ser uma boa pedida para a comida japonesa também. E quem quiser os franceses da Alsácia também podem substituir perfeitamente.