fbpx

Harmonizando em casa!

Harmonizando em casa!

Harmonizando na minha casa! É quase um regra para terminar uma noite bem! Eu abro a adega depois de um dia de trabalho e escolho um vinho que harmonize com o que iremos comer, um vinho que combine com o clima do dia e claro o meu humor!

Porque falo isso? Porque tem dias que estamos desejando um branco, outros um belo tinto e ainda temos os dias que a comida é quem dita a regra do jogo. Então o “harmonizando em casa” é o momento relax que gosto de ter em casa para comer e beber bem!

Quem me conhece já sabe o quanto eu amo funghi. E sem dúvida quando não sei o que preparar na cozinha, ele me salva com um simples risotto que fica maravilhoso e perfeito… E aí a escolha foi em função do vinho que eu já tinha aberto para a gravação de um vídeo de degustação, quem não assistiu CLICA AQUI! Então vinho aberto é preciso consumi-l já! Até porque esse vinho era de uma safra mais antiga e não aguentaria muito tempo na garrafa mesmo passando na bomba a vácuo. Então depois do vídeo fomos para a cozinha nos aventurarmos… E a harmonização saiu assim: RISOTTO DI FUNGHI X CHÂTEAU TOUR DU PAS ST. GEORGES

O vinho que é estruturado pede como harmonização pratos com carnes, assados e exatamente estruturados como o vinho. Leem o que diz a ficha técnica do vinho:

Diretrizes Enogastronômicas: Paleta de cordeiro assada; côte de boeuf grillé (contrafilé com osso grelhado mal passado); Risotto com funghi e speck; Pot-au-feu (carnes variadas, osso com tutano e legumes em longa infusão no seu caldo de cozimento), Boudin grillé (chouriço de sangue e toucinho de porco, grelhado, servido com purê).

E aí? Alguém tem dúvida que fiz a escolha errada? Como muitos  já sabem eu não como carne vermelha, então a minha escolha sempre cai sobre o funghi que consegue dar estrutura no meu prato para harmonizar com vinhos que pedem carne. E a ficha técnica sugere o risotto de funghi!

harmonizando 02

O vinho é um Bordeaux de St. Emilion, com corte de Merlot e Cabernet Franc que leva estágio longo em carvalho francês. A estimativa de vida são 10 anos e esse foi a safra 2005, o que estava perfeito! No mercado hoje encontra-se a safra 2008 que está muito boa também e o vinho está pronto para ser tomado. Sem problemas!

harmonizando 05

Então essa é a minha dica de hoje. Harmonizando um belo Bordeaux com um risotto de funghi. Delícia!!! E perfeita para esse friozinho. E aí? Qual harmonização mais te encanta?