fbpx

Moscatel de Setúbal, que vinho é esse?

Moscatel de Setúbal, que vinho é esse?

Essa semana postei um Moscatel de Setúbal na “Minha Taça” no Instagram. E duas amigas me mandaram um inbox perguntando sobre o vinho.

As perguntas foram:

  1. Amiga, esse vinho é branco ou tinto? A cor dele é meio estranho…
  2. Vinho com biscoito doce? 

Então vamos esclarecer um pouco sobre o vinho Moscatel de Setúbal.

“O Moscatel de Setúbal é o vinho emblemático da Região Vitivinícola da Península de Setúbal e um dos tesouros dos vinhos portugueses. É nesta região que, desde tempos imemoriais, se produzem dos mais prestigiados vinhos generosos portugueses, apreciados por reis e pelo povo.”  http://moscateldesetubal.pt/#home”

Moscatel-JMF-01

O Moscatel de Setúbal está na categoria de vinhos licorosos, com uma graduação entre 17º e 18º, e por isso devemos consumir em pouca quantidade, apenas como um digestivo pós refeição, assim como os licores.

A cor do vinho fica entre um topázio claro e um escuro, e com o passar dos anos ganha um perfume maravilhoso. Mas não é qualquer vinho que pode ser dito como Moscatel de Setúbal, para levar a DOC designadas tradicionalmente aos dois tipos: Moscatel de Setúbal e Roxo, é preciso que o vinho seja elaborado com pelo menos 67% das castas já citadas. Essa certificação da DOC Setúbal é feita pela Comissão Vitivinícola Regional da Península de Setúbal. Ver: www.moscateldesetubal.com

moscatel setuvbal mapa

O Moscatel de Setúbal ainda leva mais algumas exigências para entrar no mercado. É preciso pelo menos 2 anos de idade desde a colheita. E os vinhos devem levar a safra no seu rótulo. Também é possível encontrar garrafas com as indicações de 10 anos, 20 anos, ou mais. E para isso é preciso que parte do lote desse vinho corresponda ao tempo desse vinho indicado no rótulo.

E na harmonização?

A doceria portuguesa sem dúvida é uma das melhores harmonizações. Aqui os doces a base de ovos com laranja e amêndoas casa perfeitamente. Assim como biscoito de pistache e queijos fortes. Em casa nós tínhamos uma caixa de biscoitos italianos “Cantucci” , que trouxemos da Itália, e que são feitos com nozes, amêndoas, frutas secas e até chocolate. Ficou uma delícia, mas ainda quero provar com um bom quindim! Aí eu gravo um vídeo para vocês falando melhor da harmonização!!!