fbpx

Sangiovese é a uva da Toscana!

Sangiovese é a uva da Toscana!

A Sangiovese parece ter entrado na “taça da fama” dos vinhos… Talvez porque o incentivo a conhecer e tomar vinhos italianos tem sido grande, inclusive com o meu apoio total. Também destacamos o esforço de países como da Argentina em desenvolver essa uva em suas terras e colocá-la no mercado com o nome no rótulo. Vou explicar melhor…

A famosa Sangiovese da Toscana, responsável pelos vinhos como Chianti, Rosso de Montalcino e Brunello (aqui falamos da Sangiovese Grosso), é fundamental para a fama da região da Toscana. Essa uva está por todos os lados na região, impossível alguém da Toscana não conhecer a Sangiovese. Mas para aqueles que estão começando no mundo do vinho, muitas vezes, nem sabe que já experimentou um vinho com essa uva, sabe porque? Ela não com o nome no rótulo quando estamos falando dos Italianos DOC e DOCG. Então é preciso entender quais os vinhos que obrigatoriamente são produzidos com essa casta.

A Sangiovese é utilizada para produzir espumantes, vinhos tintos leves e encorpados, e pode chegar aos vinhos de sobremesa. O resultado normalmente são vinhos de corpo médio com taninos que vai de médio a forte.

IMG_0406Destacamos os vinhos Chianti e Chianti Clássico que são produzidos predominantemente com a Sangiovese. E chegamos aos famosos Rosso de Montalcino e Brunello de Montalcino que também são produzidos com a famosa Sangiovese, mas aqui ela é um clone e leva sobrenome de Grosso, sendo assim podemos chamá-la de Sangiovese Grosso ou Brunello. Alguns Supertoscanos também levam uma considerável porcentagem de Sangiovese, e existem casos de até 100%.

IMG_0244

Já no Novo Mundo, ou seja, Argentina, Chile, Austrália e Estados Unidos que se destacam na produção da Sangiovese, fica mais fácil identificar os vinhos produzidos com essa casta. O nome vem no rótulo e aí não é preciso gravar nome de regiões ou subregiões produtoras dessa casta. Mas claro, a Sangiovese em outras regiões jamais será igual a da Itália. Cada país tem suas características de clima, solo e plantio diferente e isso influência total no resultado. Você poderá provar um excelente Sangiovese Argentino, mas não poderá dizer que é um Chianti ou Brunello…

 

CARACTERÍSTICAS ORGANOLÉPTICAS DA SANGIOVESE:

Cereja, morango, ameixa, canela, baunilha e também um toque herbáceo.

 Sangiovese_aromas_baacco

NOMES DA SANGIOVESE:
Sangiovese Grosso,Brunello, Uva brunella, Morellino, Prugnolo, Prugnolo Gentile, Sangioveto, Tignolo e Uva Canina.
Na Toscana a divisão fica assim:
  1. Sangiovese Piccolo usada na maior parte da região
  2. Sangiovese Grosso que é entendida como a Brunello e produz o vinho do mesmo nome. 
  3. Prignolo Gentile que é utilizada para o Nobile di Montepulciano