fbpx

Supertoscanos – os fora da lei!

Supertoscanos – os fora da lei!

O tema de hoje, são os famosos Supertoscanos!!!

Você sabe que vinhos são esses?
Sabe porque levam esse nome? 
Já reparou que não possuem DOCG?

Pois é!!! Os Supertoscanos são conhecidos como os vinhos fora da lei! Isso tudo começou há muitos anos atrás… A história é longa, e eu vou pular essa parte. Vamos falar do presente, do que se tornou esse vinho nos dias de hoje.

Os Supertoscanos são vinhos que não respeitam a legislação de italiana de vinhos, ou seja, não respeitam as uvas permitidas, a área de produção, colheita e entre outros detalhes… Mas isso jamais esteve ligação alguma com baixo padrão de qualidade. E por não poderem carregar as Denominações Italianas surgiu um nome que pudesse representar aqueles vinhos: SUPERTOSCANOS.

supertoscanos

Na verdade, o que se descobriu foram vinhos maravilhosos que lembram os famosos e desejados “Bordeaux Premier Cru”, normalmente são utilizadas castas francesas como Merlot e Cabernet Sauvignon, são envelhecidos por mais de 12 meses em barricas francesas, e estão entre as garrafas mais caras do mundo dependendo da safra. São vinhos que podem ser guardados por anos e mais anos nas garrafas, ou seja, grande potencial de envelhecimento.

HARMONIZAÇÃO:

Um vinho potente, encorpado, taninos marcantes e teor alcoólico acima de 13,5C, e a escolha aqui não poderia ser nada menos que tradicionais pratos da culinária italiana a base de carnes vermelhas, pastas com molho pomodori, funghi e queijos curados.

NOMES DE SUPERTOSCANOS PARA VOCÊ DEGUSTAR, COMPRAR OU SONHAR…

  1. SOLAIA  – 75% Cabernet Sauvignon, 20% Sangiovese, 5% Cabernet Franc
  2. SASSICAIA – 85 % Cabernet Sauvignon 15 % Cabernet Franc
  3. TIGNANELLO – 80% Sangiovese, 5 % Cabernet Franc, 15% Cabernet Sauvignon
  4. MASSETO – 100% Merlot
  5. ORNELLAIA – 56% Cabernet Sauvignon, 27%Merlot, 10% Cabernet Franc e 7% Petit Verdot

As uvas e porcentagens variam de safra para safra… Aqui acima coloquei apenas alguns exemplos de cortes dos Supertoscanos.

O Sassicaia é o único Supertoscano que recebeu uma DOC para seus vinhedos. O título foi distribuído por seus vinhedos depois que o vinho ganhou fama internacional, principalmente na França.

E hoje falo dos Supertoscanos porque nos últimos vídeos das minhas férias na Itália fiz imagens de degustações de vinhos locais em Bolgheri, que é exatamente onde estão muitos desses vinhos.

ASSISTA AOS VÍDEOS AQUI:

BOLGHERI – PARTE 01

BOLGHERI – PARTE 02

Um comentário em “Supertoscanos – os fora da lei!

Comentários estão encerrado.