fbpx

Vinhos da Austrália

Vinhos da Austrália

Hoje vou dar início a uma série de posts aqui no Las Chicas de la Xampi falando sobre os países produtores de vinhos. E o primeiro país do mundo do vinho que vamos explicar é a Austrália!

A ideia é pouco a pouco colocar todos os países produtores de vinhos com suas características mais emblemáticas. Então serão matérias bem resumidas para não ficar longo e cansativo, mas que você poderá complementar o seu conhecimento sobre vinhos. E o que podemos falar dos vinhos da Austrália? Tanta coisa!!! Mas vou lá tentar resumir um pouco para vocês!

AUSTRÁLIA

A Austrália faz parte do bloco dos vinhos do Novo Mundo (aprenda mais sobre isso AQUI). E sem dúvida é um país que investe forte em tecnologia, equipamentos e estudos. Também não podemos deixar de comentar o quanto é importante a exportação dos seus vinhos, sendo assim um dos maiores países produtores.

  • CLIMA: 
    • Mediterrâneo moderadamente quente em quase todo o país.
  • SOLO:
    • Terrenos planos ou suaves colinas
    • Variedade entre solos franco-limosos, franco-argilosos, cascalho e aluvial. 
  • COLHEITA:
    • Fevereiro até o princípio e abril regiões mais quentes. Ou até maio em regiões mais frescas.

pw_wine_red_shiraz_kilikanoon_oracle

  • PRINCIPAIS UVAS:
    • Shiraz – É a casta que se destaca na Austrália, a principal uva para os vinhos tintos. Dependendo da região pode desenvolver mais frescor, estilo terroso e especiado. Se encontra em diversas regiões.  Eu falo mais da Shiraz AQUI.
    • Chardonnay – Está amplamente implantada na Austrália, e o resultado são vinhos brancos diferentes de acordo com a região e modo de vinificação. Com carvalho ou sem carvalho, frutado ou  madeira, fresco ou intenso. Já falei da Chardonnay e seus estilos nesse post AQUI
    • Cabernet Sauvignon – mais uma casta de vinhos tintos, e aqui estamos falando de uma uva que na Austrália resultará vinhos mais escuros, taninos firmes e mais acidez que o seu companheiro de terras Shiraz.  Já falei da Cabernet também em outros dois posts, AQUI e AQUI
    • Riesling – se produzem bons vinhos brancos dessa casta, e muitas vezes é utilizado para um corte com a Chardonnay. Dependendo da região apresenta características diferentes, podendo ser bastantes neutros,  acidez alta e que evoluem com o tempo ganhando sabores de torrada, frutos secos e mel. 

A Austrália é dividida por zonas, regiões e sub-regiões. Entendo cada uma delas:

  1. ZONAS: São grandes áreas, sem nenhum atributo.
  2. REGIÕES: Essas podem ter tamanhos diferentes e são mais pequenas que as zonas.
  3. SUB-REGIÕES: São áreas notáveis dentro das regiões que se distinguem por terem qualidades definidas e únicas.

 

AUSTRALIA_WEB

australian wine regions

As principais áreas produtoras de Vinho:

Margaret River – Região que produz excelentes Chardonnay em um estilo bem Novo Mundo. Aqui você pode encontrar um vinho com aromas de frutas brancas e bastante resultado da madeira e fermentação Malolática. Os tintos são preparados principalmente com a Cabernet Sauvignon e a Merlot, em um clássico corte bordalês.

Barrosa Valley – Famosa por seus Shiraz com muito corpo, envolvente e que enche a boca. Frutas maduras e escuras quando adquire anos, assim como surgem notas doces provenientes do carvalho americano.

Eden Valley – Aqui destaque para os Riesling de excelente qualidade, com intensos aromas de cítricos e um caráter metálico. Ao envelhecer por longos anos, os melhores apresentam notas de compota de cítricos e torradas.

Adelaide Hills – região que se especializou em Chardonnay, complexos e elegantes. Acidez natural alta e cítrico nos aromas. Essa região também produz Pinot Noir para vinhos tranquilos e espumantes.

McLaren Vale – vinhos tintos é o forte da região. Com a clássica Shiraz, Cabernet Sauvignon, Grenache e Merlot. Vinhos complexos e estruturados.

Hunter Valley – o shiraz tem sabores de frutas vermelhas, taninos suaves e uma nota terrosa. Enquanto o Semillion resulta vinhos neutros, baixo nível álcool, mas que podem desenvolver ganhando sabores de mel e torrada ao envelhecer.

vineyard-australia

E é isso! Acho que expliquei um pouco da Austrália e tenho certeza que agora você já pode comprar um vinho australiano escolhendo a uva e a região.