fbpx

Rubillo Cesanese na Minha Taça!

Rubillo Cesanese na Minha Taça!

Rubillo é o nome do mais novo vinho italiano que conheci e provei! Novidade na Importadora Decanter, esse vinho é do meu país preferido, a Itália! E o rótulo parece já ter agradado bastante por aí, pelo menos no meu Instagram foi um sucesso de curtidas! Então vamos falar um pouco desse vinho.

O Rubillo é um vinho Italiano de DOC Roma – Lazio, e produzido com uma casta que eu ainda não tinha visto por aqui no Brasil, e nunca tinha dado importância quando estava por Roma. Então foi uma grata surpresa ao degustá-lo e conhecer essa nova casta. Um vinho que não tem o teor alcóolico muito alto, está 12,5% Vol., e era exatamente o que buscava para esse dia, mas como um bom vinho italiano, esse pede comida! comida! comida! E aqui eu falo em pizza, lasagna, Pecorino  e para quem preferir até uma carne.

rubillo02rubillo01

Rubi de média intensidade. Todo em cerejas vermelhas e pequenos frutos silvestres no nariz, sublinhado por pimenta-do-reino quebrada, canela e pétalas de rosa.
Taninos briosos, imenso frescor, clama por comida! 

Achei o aroma do vinho cativante, e bem velho mundo. Sem excessos, talvez porque esse vinho não tem estágio em madeira e conserva o frescor da fruta. E para o verão esse é o tipo de vinho que gosto de tomar…

A uva do Principe Pallavicini Rubillo, é a Cesanese – que leva o nome da comuna, e está entre as mais importantes da comuna de Lazio. Para quem não conhece, é nessa mesma região que se produzem os brancos, frescos e leves Frascati, que também são excelentes para o verão brasileiro, mas desse vinho eu falo em outro post.