fbpx

Alentejo e seus vinhos

Alentejo e seus vinhos

Portugal é um dos principais produtores de vinhos do mundo e sem dúvida cada região produtora tem suas características particulares. Hoje escolhi falar do Alentejo, uma região centro-sul, que tem se destacado no mundo do vinho cada vez mais!

Para facilitar o entendimento eu fiz um vídeo falando das características mais emblemáticas dessa região. Não deixe de assistir!

alentejo

E também coloco aqui algumas opções de vinhos dessa região que merecem ser degustados!

Dorina Lindemann Plansel Selecta Homenagem ao Thomas 

Castas: 100% Trincadeira

Coloração rubi de média intensidade, nuanças purpúreas. Afirmativo no frutado de cassis que vem encapsulado por menta, chocolate e impressões terrosas (húmus). Na boca está bem balanceado, com destaque para o cativante frescor que sublinha a fruta intensa e ecoa num ótimo comprimento.

Sem dúvida esse é um dos meus vinhos preferidos de Portugal. Sei que existem vinhos mais elaborados, mas esse há anos é aquele vinho que eu gosto de tomar em uma noite especial. 

duplo portugues

José Maria da Fonseca José de Sousa 

48% Grand Noir, 32% Trincadeira e 20% Aragonês

Coloração rubi profundo com nuances violáceas. Ao nariz se apresenta com frutas negras bem maduras, tabaco, chocolate, torrefação e especiarias. Em boca é intenso, complexo e com final de boca muito agradável e longo, taninos finos e boa acidez trazem grandes expectativas de futuro.

Esse vinho é novidade para mim. Conheci em 2015 e realmente é um grande vinho! 

Eu espero que o vídeo tenha ajudado a vocês entenderem um pouco mais dos vinhos dessa região. E não deixem de se escrever no canal, assim você assiste primeiro!