fbpx

Não compre Lambrusco pensando em um Espumante!

Não compre Lambrusco pensando em um Espumante!

Lambrusco!!! Oh vinhozinho complicado! Tantas teorias e tantas explicações, mas as dúvidas ainda continuam…

Toda vez que alguém pede um Lambrusco me pergunto: Será que ele (a) gosta do “docinho” desse vinho? Será que está pensando que é um espumante italiano mais barato? A resposta é sim para as duas perguntas! Muita gente pensa que sim! Que estamos falando de um espumante e de um vinho doce.

Entendo que alguns autores de livros e cursos de vinhos colocam o Lambrusco como frisante e esse dentro de espumantes. Bem, eu não gosto de colocá-lo assim! Eu coloco a categoria frisante dentro de Vinhos Nervosos… Apesar dele ser pouco nervoso, na minha opinião. E também temos que lembrar que existem Lambruscos secos, não muito comuns por aqui.

O Lambrusco tem outro método de vinificação, a maioria se passa por uma única fermentação, e muitos afirmam que essa essa teoria é a única, mas existem Lambruscos que passam pela segunda fermentação sim! Muitas fichas técnicas de grandes Lambruscos deixam claro essa segunda fermentação em tanques de inox.

O gás carbônico pode ser adicionada naturalmente (segunda fermentação) ou artificialmente, o que são na maioria no mercado brasileiro, a não ser que você esteja buscando algo com preço mais elevado. Sim, existem Lambruscos com preços altos e de excelente qualidade!

A conclusão do famoso frisante Lambrusco é simples: o método de preparo do Lambrusco normalmente é mais simples e o resultado será um vinho menos gaseificado, e por tanto com menos espuma do que um espumante. E por tanto, não espere que a rolha estoure como a de um espumante, não espere na sua taça minúsculas borbulhas que durem eternamente… Não! Isso não irá acontecer e as poucas borbulhas (leia-se espuma) que existem deixarão de existir em poucos segundos e isso não é defeito! Isso é Lambrusco! E você deve tomar o seu Lambrusco em uma taça de vinho branco ou tinto, e não de espumante. Certo?!  (Olhem a primeira foto dessa matéria)

Outra dica é que se você é fã de Lambrusco, e não acha na carta de vinhos juntamente com os espumantes, procure nos vinhos brancos ou tintos. Eu mesma quando preparo as cartas de vinhos de alguns restaurantes coloco esse vinho junto com essas duas categorias, e nunca com os espumantes.

E essas são as minhas dicas de Lambrusco hoje para os apaixonados por esse vinho!

lambrusco01

Palha brilhante. Festivos aromas de frutas amarelas confitadas e tons florais. De pouco corpo, com agradável cremosidade em boca e gracioso frescor.
Harmonização: Ótimo para festas, versátil a mesa: Cozinha japonesa quente de pescados, frutos do mar em preparações agridoces, sobremesas não muito doces à base de frutas.

lambrusco02

Cor rosada delicada. Direcionado pela fruta muito viva, intensa e persistente. Leve, doce, mas prazerosamente harmônico.
Harmonização:  Massas em preparações ao sugo, pizzas, bruschettas, antipastos italianos, mortadelas e salames.

lambrusco03

Coloração púrpura luminosa, bela espuma. Intensamente frutado, com rosas vermelhas, ervas e leve especiado. Doce, com excelente frescor para equilibrar o conjunto, de elegância e prazer.
Harmonização: Lasanha caseira à bolonhesa, gratinada, Galantina de frango com pistache, massas em preparações ao sugo, pizzas; bruschettas, antipastos italianos e mortadelas e salames.