fbpx

9.000 garrafas de Champagne Falsificado! Será que você tomou e não sabe?

9.000 garrafas de Champagne Falsificado! Será que você tomou e não sabe?

E mais uma bomba no mundo do vinho! 9.000  garrafas do  Champagne Moët & Chandon foram encontrados em um depósito na Itália, mas precisamente na cidade de Padova. E para a surpresa de todos, ou nem tanto surpresa assim, eram garrafas de Champagne falsificado!

Li a notícia essa semana, em um site internacional, e tudo começou quando uma garrafa de Moët & Chandon foi encontrada sem o lacre e o número de série. Sim! Esses números são preciosos para o controle principalmente de exportação. E daí, começaram a investigar e além das 9.000 garrafas de Champagne falsificado, encontraram rótulos e maquinário para a colocação dos rótulos nas garrafas. E se você acha pouco e pensa assim: Ah!! Mas só 9.000 garrafas? Não chegam ao Brasil! – Eu te digo que está enganado! Foram encontrados 40.000 rótulos impressos! Sem contar com os que já estão no mercado.

 guardia-di-finanza-gdf-117-fiamme-gialle-MOET-CHANDON-2-e1454332573777 pd-k4tF-U10603360661109hnD-1024x576@LaStampa.it

COMO FALSIFICARAM?

E a resposta é simples: compraram Prosecco de 2 ou 3 Euros que possuem a garrafa similar e trocaram a etiqueta. A rolha não importa, afinal isso já será um problema para o consumidor final. E esse simples método de falsificação é feito no mundo todo.

Em outros casos a falsificação sempre é feita utilizando garrafas de um espumante mais barato no mercado daquele país.

QUEM COMPRA ESSE FALSO CHAMPAGNE?

Normalmente esses somos nós! Afinal é para exportação que normalmente “negociants” fazem esse tipo de serviço. Esse tipo de Champagne que é de grande volume e de exportação não são vendidos diretamente da vinícola para um importador. São produtos de mercado aberto, ou seja, “negociants” compram e revendem a diversos importadores. No Brasil por exemplo, qualquer empresa pode comprar Veuve Clicquot ou Moët & Chandon. Não estamos falando de pequenos produtores e de vendas limitadas.

COMO NÃO CAIR NESSA?

Se você não é um entendedor de Champagnes, sugiro começar a abrir a mente para comprar outros bons rótulos não tão conhecidos. E infelizmente se acontecer com você, se dirija ao estabelecimento onde comprou e apresente a garrafa e peça uma análise. Não adianta beber toda a garrafa e depois levá-la! Abra, perceba que algo está errado e deixe de lado para levar na loja em seguida.

Ou simplesmente escolher outro maravilhoso Champagne indicado pelo sommelier da loja! Existem maravilhosos produtos que os brasileiros não conhecem, e ficam sempre presos a marcas e mais marcas! Os champagnes menos conhecidos aqui, também são menos conhecidos em outras partes do mundo, e falsificar uma pequena quantidade de produto não seria interessante. Eles procuram grandes mercados, onde a falsificação passa despercebida! Então cuidado!! Você pode ter tomado um champagne falsificado esse ano! Já pensou nisso?

NÃO É NOVIDADE:

Isso não é novidade para quem trabalha no mundo do vinho. Há muitos anos atrás já houve um caso similar feito no Brasil, muito Champagne Veuve Clicquot falsificado no mercado. Lembro de um cliente chegar a nossa loja de Brasília desesperado pedindo 12 garrafas de Champagne para o ano novo (não lembro exatamente o ano), já quando a loja estava fechando. Mas quem deixa para comprar no último minuto do dia 31? Quem caiu no golpe! E foi exatamente isso que lhe passou! Em uma viagem a São Paulo comprou duas caixas de Champagne na promoção, e para sua surpresa era Salton Brut na rolha. Ainda bem que ele resolveu abrir uma garrafa antes da meia-noite!

Eu tive a oportunidade de ter a garrafa falsificada em minhas mãos, e sem dúvida é perceptível a falsificação. Rótulo sem precisão, logomarca de tamanho diferente… Mas isso só mesmo entendendo e comparando as duas garrafas juntas é possível detectar.

E muitos casos acontecem todos os anos no mundo todo.

A Polícia Civil prendeu nesta segunda-feira (23) dois homens suspeitos de vender champagnes falsificados durante mais de um ano no Distrito Federal. Na ação, foram apreendidas 224 garrafas do produto, avaliadas em R$ 30 mil, segundo a corporação. 23/09/2014 16h08 – G1

garrafa10

Integrante da polícia antifraude segura uma garrafa de champanhe falso confiscada na cidade italiana de Parma. A polícia italiana disse ter confiscado cerca de mil garrafas de falso champanhe no norte do país. Segundo a polícia, as garrafas continham vinho barato, mas não ofereciam risco à saúde do consumidor. O produto falso estava sendo vendido em clubes e boates da costa do Adriático. (Foto: Marco Vasili/AP)

0,,14901815,00

COMO NÃO CAIR NESSA?

Primeiramente estar seguro do local onde você está comprando. Ou seja, uma loja que você já tenha o hábito de comprar vinhos. O segundo passo é desconfiar de promoções muito absurdas. Ou seja, o preço é X e não tem como você comprar por 40% ou 50% a menos, certamente tem algo errado aí. O preço no mercado é praticamente nivelado, e jamais acreditar que é apenas uma boa ação do estabelecimento. No caso acima citado por exemplo, o preço na época lembro que fazendo o cambio entre real e euro chegava a um valor menor que o vendido em lojas de Paris. Definitivamente impossível acontecer isso!

Então fique atento ao que compra e ao que se bebe no mercado. Não se deixe levar por um rótulo ou um preço muito atrativo.

FINAL FELIZ?

Nesse caso do Champagne falsificado com Prosecco pelo menos para os produtores sim! O vinho foi doado a viticultores de Prosecco que poderão utilizar o espumante para os assemblages dos próximos anos… Afinal já era Prosecco mesmo!

2 comentários sobre “9.000 garrafas de Champagne Falsificado! Será que você tomou e não sabe?

  1. Eu nunca vou cair nessa, pois não bebo esses champagnes de rótulo amarelo, vendidos em prateleiras de supermercados. Compro champagne de produtor pequeno, que nunca alguém iria querer falsificar. E olha, talvez o Prosecco que estava dentro das garrafas fosse melhor que o próprio Moet.

    Abs,

    Leonel

Comentários estão encerrado.