fbpx

Pedindo vinho em taça!

Pedindo vinho em taça!

Se tem uma coisa que complica a vida dos garçons no Brasil, é o tal do vinho em taça! Oh coisa complicada de servir!!!

Muitos clientes não entendem ou fingem não entender que a quantidade de vinho servido na taça não é o mesmo tamanho da taça. Afinal quando você toma um destilado é servido uma dose do medidor, e porque como vinho seria diferente? Ok, não usamos medidor com o vinho, acabaria com o total glamour do serviço do vinho, mas entendemos que o garçom consegue de “olhômetro” identificar a quantidade certa.

Digo aqui no Brasil porque na Espanha, na Itália ou em qualquer outro país que tem a cultura do vinho como aperitivo isso não acontece. Confira só algumas taças que eu tomei no último verão que estive por lá!

Os espumantes devem ficar em médio 4 dedos abaixo da borda, vai depender do formato da taça. Ou seja, se for como da primeira foto que a taça é larga embaixo o espumante fica mais baixo na taça, já na segunda foto a taça é afunilada na parte de baixo e aí parece ter mais espumante na taça porque a medida é mais próxima da borda.

vinho em taça 01 vinho em taça 03

Vinhos tintos e brancos vai depender do local e também do formato da taça. Mas sempre bem abaixo do que esperamos no serviço aqui no Brasil. E é por isso que lá tomamos sempre mais de uma taça e podemos escolher vinhos diferentes em uma única noite. Menos é mais! E claro, o valor da taça fica bem mais em conta. Acredito que seja por volta de 50ml cada taça se for em um bar e até 80ml se for em um restaurante junto com a comida.

vinho em taça 02

vinho em taça 05Então quando for viajar não se espante se a sua taça não for muito cheia! A ideia é apreciar o vinho e não ficar bêbado na primeira taça.

COMO PEDIR UMA TAÇA DE VINHO TINTO EM ALGUNS LUGARES DO MUNDO:
  • Inglês: I’ll have a glass of red wine. Please.
  • Francês: Un verre de vin rouge, s’il vous plaît.
  • Italiano: Un bicchiere di vino rosso, per favore.
  • Espanhol: Una copa de vino tinto, por favor.