fbpx

Vinho a granel! Quem compra?

Vinho a granel! Quem compra?

Nem só de vinho em garrafa o mercado se faz… Tem que ganhe a vida produzindo vinho a granel. Na verdade, boa parte da produção de vinhos do mundo todo é vendido a granel. E o mercado consumidor desse vinho é grande!!!

São vinícolas de todo tamanho e níveis de qualidade que vendem vinho a granel. Normalmente produzido em regiões amplas, que não estão sob uma legislação ou simplesmente uma área que não tem prestígio. Também encontramos mais uvas comuns, nesse processo. E esses vinhos serão engarrafados como vinhos básicos de consumo barato, misturados a outros vinhos ou mesmo vendidos no sistema “wine in box” (vinho em caixa). Anos de safras ruins também fazem com que alguns produtores repassem seu vinho adiante para não perderem toda a safra e ao mesmo tempo não utilizarem o nome da própria vinícola. E uma pequena quantidade são vinhos de alta qualidade repassada a casas de maior prestígio ainda que pretendem aprimorar os seus vinhos.

Existe um outro fator que contribui bastante na compra de vinho a granel. Nos EUA, por exemplo, uma maior demanda interna de consumo, o fácil acesso a vinhos estrangeiros e taxas de cambio favorável contribuíram para a compra inclusive desse tipo de vinho em outros países. Em 2012, o Chile, a Argentina e a Austrália foram responsáveis por 75% de todas as importações em massa para os EUA.

TEXT_pic_ship_container

E como é que ficamos sabendo quem está vendendo ou comprando?

Existem feiras entre os produtores que aí colocam seu produto para ser degustado e obviamente encontrar um comprador. Também alguns sites destinados aos negócios de vinhos fazem cotação de produtores, quantidade, tipo de uva e mesmo o preço. Ou seja, um negócio bem aberto a todos. Se você quiser ter alguns exemplos olhe no site VINEMEX que promove exatamente esse tipo de negócio.

Wine_in_Bulk

E os vinhos são transportados em grandes containers ou mesmo em caminhões dependendo da região. E obviamente depois esse vinho será trabalhado pelo comprador para chegar ao mercado. E talvez você nunca saberá que aquele vinho foi comprado a granel!

flaxitank1-762042