fbpx

Vinho Orgânico, Biodinâmico, Lutte Raisonnée… Qual a diferença?

Vinho Orgânico, Biodinâmico, Lutte Raisonnée… Qual a diferença?

Vinho natural, vinho orgânico, vinho biodinâmico e vinho Lutte Raisonnée… São tantos os nomes e tipos de vinhos que mal entendemos a diferença entre eles… Só temos uma certeza, o vinho é obtido da fermentação da uva! Alguém dúvida? E por favor, sem aquele papo que existe vinho de maçã e outras frutas… Não considero isso vinho! ok?!

Então para facilitar eu resolvi  explicar a diferença entre esses nomes que surgem nos rótulos de alguns vinhos, e que atualmente têm sido bastante procurados por apreciadores de vinhos “naturebas”.  Mas deixamos claro que essa prática de se fazer o vinho natural é bem antiga e tradicional principalmente entre produtores franceses e italianos.

TIPOS DE VINHOS NATURAIS:

1.VINHO NATURAL:  é vinho feito sem a intervenção tecnológica química e mínimo possível no cultivo de uvas e no processo de torná-lo vinho. O termo é usado para distinguir o vinho espumante,  vinho orgânico e vinho biodinâmico, por causa das diferenças nas práticas em cada adega. Todos os vinhos naturais são produzidos organicamente no mínimo, e muitos produtores possuem vinhas biodinâmicas também.

2. VINHO ORGÂNICO: produzido sem uso de agrotóxicos, como pesticidas, herbicidas e fertilizantes sintéticos que são substituídos por compostos orgânicos, assim como a utilização de animais que podem comer pequenos insetos e pragas. Na vinícola o uso de leveduras, microoxigenação e outros produtos são evitados na produção do vinho. 

vinhos organicos

3. VINHO BIODINÂMICO: está mais avançado que o orgânico, já que se utiliza a energização e revitalização dos vinhedos através dos princípios básicos da biodinâmica, ou seja, respeitando a influencia da lua e do sol sob as plantas. Um equilíbrio entre reino animal, vegetal e mineral. 

VINHOS BIODINAMICOS

4. VINHO LUTTE RAISONNÉE: Luta Fundamentada – seria essa a tradução?  Os produtores que praticam este tipo de “luta” na viticultura utilizam produtos químicos com menos frequência e menos agressivos do que os produtores convencionais. Os produtores que pretendem usar esta abordagem estão sujeitos a nenhum sistema de freios e sem limites acordados quanto ao que é permitido.

LUTTE RAISONNEE

E para quem estiver procurando uma dica de vinho com preço bem interessante, olha só esse aqui do Minha Taça que eu degustei tempos atrás…

Vinho Orgânico na Minha Taça!

 

 

Um comentário em “Vinho Orgânico, Biodinâmico, Lutte Raisonnée… Qual a diferença?

Comentários estão encerrado.