fbpx

Viognier é a uva da vez!

Viognier é a uva da vez!

Viognier ainda é pouco conhecida por terras brasileiras, mas há alguns anos bons exemplos argentinos têm surgido e aberto a porta para essa casta branca de origem francesa podemos dizer.

É no Rhone que essa casta se destaca e faz bonito ao produzir excelentes monovarietais com características de frescor, baixa acidez, teor alcóolico próximo aos 13%, e os aromas que são impactantes de longe! Aqui você encontra flores, frutas como o damasco e um toque de mel.

2007 Viognier

Sua versatilidade deixa com que seja coadjuvante aos vinhos de Côte Rotie, juntamente com a Syrah. Lá é permitido até 20% de viognier no assemblage do vinho, suavizando e clareando os vinhos da uva tinta Syrah.

E pelo jeito vem ganhando o mundo… Em países como Argentina, Chile, Africa do Sul e Nova Zelândia, essa casta tem se destacado. E mais recentemente no Canadá – noroeste do Pacífico – a Viognier tem surgido com a acidez em destaque, uma vez que o clima mais fresco e a localização setentrional ajuda em uma melhor maturação como no Rhone. Aqui podemos dizer que características como aromas e sabores de laranja, abacaxi e cravo são clássicos dos Viogniers do Noroeste da America do Norte.

Mesmo parecendo se adaptar a diversas regiões espalhadas pelo mundo, a Viognier é exigente na sua produção e colheita. Uma uva que se colhida muito cedo apresenta características muito verdes e insípido. Assim como se a colheita for tarde demais, o vinho resultante pode ser flácido, oleoso e desagradável.

viognier colombo

Eu deixo algumas sugestões de Viognier que você deve conhecer!

Domaine Paul Mas Viognier: 

  • Caraterísticas: Coloração dourada delicada, ainda com reflexos esmeraldinos. Perfumado e sedutor, a primeira aspiração pêssego maduro, lima, abrindo em acácia e violeta e ao fundo uma nota a baunilha discreta e que agrega beleza. Em boca, gordo, muito redondo, mas com mineralidade e frescor em sintonia, ótima persistência.
  • Harmonização: Cozinha indiana de mar; Guacamole; Risotto com lagostins e pistilos de açafrão; Na companhia de queijos de cabra frescos.

Luigi Bosca Gala 3 ( 50% Viognier, 40% Chardonnay e 10% Riesling)

  • Caracteristicas: Palha de média intensidade, com reflexos esverdeados. Cheio de camadas no olfato, com frutas tropicais, toffee, tons amanteigados e minerais. Untuosa incursão gustativa cortada por frescor vivaz. Longa persistência.
  • Diretrizes Enogastronômicas: Truta grelhada na brasa com amêndoas salteadas na manteiga, Ravioles de espinafre ao molho de gorgonzola, Crepes de Centolla.

Jean-Luc Colombo Les Abeilles Branco 

  • Características: Coloração dourada delicada e cristalina. Exibe generosos aromas de lichia, pêssegos maduros, floral (madressilva) e amêndoas torradas. Untuosa expressão em boca, sápido, conjunto de grande equilíbrio.
  • Harmonização: Lagosta ao creme de cogumelos; Terrina de foie gras; Excelente com aspargos brancos em preparações diversas; Saint-Marcellin e outros queijos de massa cremosa.

Eu gravei um vídeo no meu canal explicando um pouco mais sobre essa casta. Clique no PLAY e assista:

Quer saber mais sobre o assemblage com a Syrah? Leia aqui:

Syrah ou Shiraz? Que uva é essa?

Quer saber mais de harmonização com a Viognier? Olha só a minha dica:

3 Restaurantes Japoneses para você escolher!

Um comentário em “Viognier é a uva da vez!

Comentários estão encerrado.