fbpx

Château des Gillières Muscadet… Na Minha Taça!

Château des Gillières Muscadet… Na Minha Taça!

Château des Gillières Muscadet Sèvre-et-Maine Sur Lie Grande Réserve é o vinho da Minha Taça de hoje! E merece muito destaque aqui no site. Um vinho realmente que tem muitas qualidades e me surpreendeu pelo seu frescor.

O Muscadet é o nome da uva que também é conhecida como Melon de Bourgogne, e por usa vez resulta vinhos da subregião de Nantais do Vale do Loire na França, que levam a DOC Muscadet. Tipicamente, muitos são preparados depois de um longo inverno em contato com as lias, tá aí o porque vim no rótulo o “Sur Lie”, e engarrafados diretamente da cuba ou tanque. E o resultado é um vinho mais fresco, com acidez viva, até pequenas borbulhas podem surgir e por fim um toque de levedura. Essa é uma “classificação” que vários produtores utilizam, por isso qual comprar um Muscadet existe a possibilidade de ser “sur lie” ou não. Ok?! Fiquem atentos que a informação está no rótulo.

muscadet lie 02

Voltando ao Chàteau des Gillières encontramos um vinho delicado, de aromas frescos e uma boca sedutora. Muito mácio, mineralidade bem presente e frutas cítricas, a maçã é o destaque nos aromas e na boca. E sim repito exatamente o que diz a ficha técnica.

Brilhante coloração limão, pálido. Puríssima expressão de mineralidade e frutas de clima fresco, predominando os cítricos. Toques das lias de leveduras permeiam o palato, que é teso, mineral e mordaz.

Antes mesmo de buscar a ficha técnica o vinho deixou claro qual o seu objetivo. Agradar em momentos de lazer, boa comida à base de frutos do mar, praia, piscina, sol e verão! Então aproveita que a estação já mudou!

A perfeição com ostras cruas! Saladas de frutos-do-mar com gomos de toranja; mexilhões pochés com vinagrete; sardinhas na brasa; peixe marinho grelhado; plateau de fruits de mer (frutos-do-mar crus e pochés apresentados sobre gelo, apenas condimentados com flor de sal e limão siciliano); queijos de cabra frescos chèvre.

Então para esses dias quentes que ainda estão por aí… E até mesmo para o Domingo de Páscoa, essa é a minha pedida para começar qualquer bate papo. Um vinho branco leve, fresco e de muito boa qualidade.