fbpx

Análise Gustativa do Vinho

Análise Gustativa do Vinho

Vamos fazer uma análise gustativa do vinho? Desvendar passo a passo o que é importante perceber no gosto do vinho? Como devemos classificar um vinho pelas percepções gustativas?

Então hoje eu deixo vocês com o vídeo que já está no meu canal do Youtube há algumas semanas, e faz parte do terceiro episódio da série Degustação. E mais uma vez deixo claro aqui, que todas as técnicas que aplico são baseadas em fichas técnicas profissionais, mas que podem existir pequenas mudanças entre uma instituição e outra.

Como começar?

Antes de mais nada, não vale degustar um vinho com chiclete na boca! Quem aí assistiu “Sideways”?  É importante ter o paladar limpo de doces, café, comidas muito temperadas… Tudo isso pode atrapalhar a sua análise gustativa. A não ser que seja uma harmonização, ou seja, proposital a comida na hora de tomar o vinho. E aí eu tenho certeza que farão com que haja uma harmonização positiva para você não criticar nem o vinho e nem a comida. 

Lembre-se que para aprender a degustar um vinho é preciso treino também. Ou seja, muitos vinhos! E uma boa dica é degustar três ou quarto vinhos paralelos, assim é possível fazer uma comparação de acidez, taninos, açúcar… E é por isso que normalmente realizamos degustações com vários vinhos.

 

E se você não leu as duas matérias sobre a degustação falando do visual e do olfativo é só clicar nos links abaixo:

Degustação: Análise Visual do Vinho

Degustação: Análise Olfativa do Vinho