fbpx

Franceses jogam vinho fora!

Franceses jogam vinho fora!

Quem me acompanha no Facebook viu o meu post essa semana de uma matéria que saiu no site da falando sobre uma grande polemica de vinho bom jogado fora.  Na verdade foram os franceses que tomaram essa medida no sul da França ao interceptarem caminhões vindo da Espanha.

O fato é que um grupo de produtores de vinhos franceses – chamados até mesmo de militantes – resolveu impedir que vinho Espanhol entrasse em território francês para ser engarrafado como “vinho francês”. Não ache isso um absurdo! O mundo inteiro faz isso, claro que com países que tem fronteira por terras ou não, como é o caso de azeites e destilados que viajam em tonéis por barcos.

Você já pensou que os franceses estão certo? Que tomaram essa atitude em nome do bom produto francês? Pois é, não foi exatamente o motivo dessa revolta. O que acontece é que o vinho espanhol chega mais barato que o francês, paga menos impostos e diante da crise de consumo de vinhos que a França vem enfrentando nos últimos anos, esse foi o jeito que encontraram de proteger a venda de seu produto, e não abrir mão para a concorrência desleal. Afinal podemos dizer sim que aqui é uma concorrência desonesta! Alguns produtores franceses usam o rótulo francês por vinhos não franceses? Sim… E não é justo nem com os demais produtores que pagam tão caro por terras, impostos e o cultivo em terras franceses e muito menos com o consumidor que é enganado.

French-wine-protest-2

A França nas últimas décadas tem lidado com uma grande mudança no mercado do vinho. O país saiu de um dos poucos produtores de vinhos de qualidade para ser apenas mais um! Agora o mundo inteiro faz vinho bom! O jovem francês diminuiu o consumo de vinho e migrou para outras bebidas alcoólicas. As terras francesas continuam caras e pequenos produtores se viram obrigados a vender para chineses, americanos e russos. Uma triste realidade que pode acabar com a tradição de tantas e tantas décadas. Quem está certo ou errado? Não sei! Mas que os espanhóis devem ficar atentos isso eu sei que sim! A determinação dos franceses promete muito mais barulho nos próximos meses.