fbpx

Pipeño no Minha Taça de hoje! E não me julguem!

Pipeño no Minha Taça de hoje! E não me julguem!

Pipeño quem aí já tomou? Eu tomei o meu primeiro Pipeño nessa última viagem a Santiago… E até que me surpreendeu!

O Pipeño é um típico “vinho” preparado com castas regionais e nobres, sempre muito consumido pelos camponeses chilenos. Mas que tem ganhado status entre jovens e novos consumidores do mundo do vinho. Ainda claro, é um vinho que os jovens compram por causa do seu baixo preço, vendem em garrafas enormes muitas vezes e é perfeito para noites de festa. Mas o cenário tem mostrado uma mudança em alguns produtores e esse que eu tomei é a prova disso.

Estávamos em 3 pessoas, um enólogo chileno, um chef francês e eu como sommelier. Ou seja, todos os três com boa experiência em degustações. E ao me servirem a primeira taça a ideia era ser uma piada, mas nos surpreendeu! O vinho era bem aromático, frutado e fresco. Na boca manteve as mesmas características destacando uma leveza enorme… E a palavra que veio na mente de todos foi um Beaujolais. Tudo bem, podemos dizer aqui um Beaujolais Nouveau, mas não deixa de ser um Beaujolais, certo?!

pipeño01

Pesquisando um pouco sobre esse vinho Pipeño Alpa na internet, as uvas são: 70% Pais e 30% Cariñan. Foi fermentado em grandes lagares por pouco tempo mantendo assim o frescor. Parte da Carignan (Cariñan) foi fermentada com seus cachos inteiros. E no final o que temos é um Pipeño de boa qualidade.

Se eu tomaria de novo? Sendo de boa qualidade facilmente! Piscina, praia ou em festinhas sem compromisso. Porque não? Acho uma excelente dica para quem está de viagem marcada para o Chile. Experimente! Não se deixe levar apenas por grandes vinhos e rótulos renomeados… Sempre é interessante conhecer a cultura, a história e o vinho do campo em qualquer lugar no mundo. Afinal vocês não acham que os moradores e camponeses da Toscana bebem Brunello todos os dias, não é verdade?

Elaborados con las desprestigiadas cepas país y moscatel, las que trajeron nuestros colonizadores, los pipeños quedaron olvidados en sus garrafas y botellones, ante tanto vino fino, de cepas francesas con aires de exportación. 

Los pipeños se toman la web. – BY · 15 SEPTIEMBRE, 2014