fbpx

Sommelier de verdade carrega caixa!

Sommelier de verdade carrega caixa!

Sommelier… Uma profissão que está em expansão no mundo todo. E é daquelas que carrega um ar de glamour. Basta você dizer que é sommelier que as pessoas te olham e falam: nossa que chique! Mas nem sempre é não glamouroso assim, todo sommelier que é sommelier de verdade carrega ou já carregou muita caixa!

920x920

Nesses meus 17 anos de trabalho no mundo do vinho, e pelo menos 10 anos como sommelier não conheço um bom profissional que não tenha arregaçado a manga da blusa para carregar algumas caixas. Entendo que nos dias de hoje, alguns já renomeados podem até manter a pose em alguns eventos usando os seus ternos e gravatas, e as mulheres com seus saltos altos… Eu mesma uso! Mas antes de chegarmos a essa etapa do dia ou da vida, é preciso carregar muita caixa, montar mesa e limpar taças… Ah… Servir o vinho também é claro! Afinal o que é ser realmente um sommelier?!

maxresdefault (4) somm-restaurant

O que vemos hoje é muita gente tirando títulos de cursos internacionais, tomando vinhos extremamente caros e esbanjando muito glamour nas redes sociais, mas será que esse cara realmente é um sommelier? A profissão exige muito mais! Exige que você conheça todo o processo de produção de um vinho, que faça pelo menos uma colheita na vida para saber e valorizar as horas que as pessoas passam no campo colhendo as uvas… Exige que você leve a fundo todo o trabalho do winemaker na vinícola em deixar aquele vinho pronto para depois você “sommelier” criticá-lo, servi-lo e antes disso carregar as caixas do vinho!
sebrae02

Concluo que a profissão de um sommelier de verdade pode não ser tão glamourosa como nas mentes das pessoas, mas no final o prazer sempre é enorme. Cada caixa carregada vale a pena! E quem sabe com o seu crescimento profissional um dia você poderá ter quem carregue as suas caixas, provavelmente um sommelier em início de carreira. E aqui se começa novamente mais um ciclo de um sommelier.