fbpx

Visitando Cousino Macul

Visitando Cousino Macul

Em meus dias em Santiago não resisti e resolvi dar uma de turista 100%! E pensei, como não participar de um tour em uma vinícola como  uma total leiga no mundo do vinho? E foi exatamente isso que fiz! Entrei no site, reservei e fui!

Minha última viagem a Santiago não foi a trabalho, fui a compromissos pessoais, mas é quase impossível não falar de vinho quando se está no Chile. E aproveitei uma manhã livre para visitar um produtor que não faz parte do portfólio da importadora que trabalho. Sempre é bom conhecer outras empresas e degustar os vinhos… Já falei disso no meu canal no YOUTUBE que você acompanha AQUI. Muitas vezes ficamos presos aos mesmos vinhos porque trabalhamos com aqueles. Eu não gosto disso! E sempre busco provar o que não tenho “acesso”. Então vamos falar da Cousino Macul que foi a escolha dessa vez!

cousino macul

Eu optei pela Cousino Macul pelo simples fato de ser muito próxima ao centro de Santiago, e eu tinha um almoço marcado às 13hs com amigos e logo um outro compromisso às 17hs. Sendo assim, não seria possível me aventurar em pegar estrada para longe e passar o dia.

Você chega a Cousino Macul de metrô e taxi. Basta entrar no site deles que indicam exatamente como chegar. Outra dica é ser um tour com hora marcada e existirem diversas horas, e informarem quanto tempo leva. A melhor opção acho que é passeio de bicicleta, mas eu não tinha tempo e optei por um tour com direito a degustação incluindo vinho, queijos e frutas secas – no site se chama TOUR PREMIUM e custa por volta dos 110,00 reais com o cambio do momento. E acho que vale muito a pena! Vou dizer que fiquei com certo receito antes de ir… Já fiz alguns tours desesperadores como o  da Concha y Toro que as pessoas quase brigam para pegar uma taça no balcão.

Nessa opção de tour, obviamente é feito todo o passeio pelas vinhas, explicando história, plantio, produção e por fim visita ao museu do vinho. Essa parte nunca muda e é exatamente como todas as vinícolas com um lindo e longo passeio no qual nós profissionais já não aguentamos mais. Porém, muito interessante se você ainda não fez e não entende nada de vinho. Depois fomos para a parte que me interessava, a degustação! Voilá! Não era em um balcão em pé com pessoas se empurrando por uma taça… Descemos para uma sala de degustação e lugares posicionados com os vinhos e cada um com o seu pratinho de degustação. Fomos conduzidos por um sommelier a aprimorar os aromas, gostos e a harmonização com os queijos. Muito interessante e bem educativo para iniciantes. Posso dizer que já visitei muitas vinícolas por aí… E acho que essa está entre uma das melhores recepções aberta ao público. Fica atrás dos que oferecem almoços e jantares.

cousino macul 6

Provamos alguns vinhos da casa, do simples ao melhor. Exceto pelo famoso LOTA! Que tinha a opção de prová-lo por taça a parte… Mas não fiz por mero esquecimento, pois saí correndo – leia-se já estava atrasada para o meu almoço – e me limitei a comprar uma garrafa para dar de presente a um grande amigo do Equador. Não comprei duas porque havia prometido que não iria trazer vinhos ao Brasil dessa vez! Missão cumprida! Arrependimento maior ainda! Segue foto do amigo que abriu e te enviou só para agradecer – leia-se: dar inveja.

cousino macul 7

O que posso falar dos vinhos? Obviamente o Fines Terrae é excelente, que é um corte Cabernet com Merlot. Mas quem me acompanha há um certo tempo, sabe que minha uva é a Pinot Noir, e agora ganhou o segundo lugar no meu coração a querida Syrah. Então eu fico com o Syrah Antiguas Reservas da degustação. Esse foi o meu preferido naquele momento. E quem busca um vinho com o precinho mais honesto, o Isidora Riesling é bem legal!

cousino macul 5

Então esse foi mais um relato das minhas experiencias no mundo do vinho. Dessa vez como amadora, turista e apaixonada pelo mundo do vinho. Ok, no final me perguntaram se eu trabalhava com vinho, e respondi que sim com a concorrência. Mas só desconfiaram porque na degustação eu acertava os aromas e a harmonização perfeita com cada queijo… Como mentir? É fato que o Riesling tem querosene, que o Syrah é picante e que o Fines Terrae deles tem cogumelos. Seria demais ocultar as qualidades dos vinhos!

Espero que vocês tenham gostado e fica aqui a minha sugestão como vinha para visitar. No Brasil a importadora é a Premium que fica em BH.

Um comentário em “Visitando Cousino Macul

  1. Também visitei a Cousiño-Macul ano passado e fiz exatamente a mesma degustação que você fez, naquela salinha fechada ao lado da loja. Experiência muito agradável, principalmente para quem está tentando aprender (o que é o meu caso).

    E imagino que as visitas cheias de gente à Concha y Toro sejam mesmo um horror…
    Para minha sorte e da minha esposa, “ganhamos” uma visitação exclusiva pois tínhamos reservado o horário das 10h00 de uma Sexta-feira. Fomos só nós e mais um casal e em nenhum momento passamos por atropelo . Cheguei a ver uma turba entrando no momento em que finalizávamos o nosso tour, e fiquei MUITO aliviado por nossa escolha de horário/dia.

    🙂

Comentários estão encerrado.